Atualizando sherlock holmes para o século XXI: uma análise estilística dos protagonistas da série sherlock

Palavras-chave: Sherlock Holmes. Televisão. Estilo.

Resumo

Neste artigo, objetivamos verificar a forma como os personagens das obras de Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes e Dr. Watson, são (re)construídos e (re-) apresentados para a televisão contemporânea na série Sherlock. Realizando uma análise estilística do episódio piloto, observamos os mecanismos de apresentação dos personagens, evidenciando os recursos estéticos e narrativos utilizados pelos criadores da série para “atualizar” os personagens para o século XXI. Entendemos que a indústria televisiva possui características bastante específicas que influenciam em seu estilo, ainda que algumas características se aproximem da indústria cinematográfica, o estilo televisivo tem sua história e especificidades. Com isso, demonstramos como a série dispõe de recursos audiovisuais para modernizar o método investigativo-dedutivo que tornou o personagem mundialmente conhecido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Moreira Macedo de Carvalho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro (BA)

Professora Adjunta do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Estudos Cinematográficos pela Université de Montreal – Canadá (2009).

Elva Fabiane Matos do Valle, Universidade Federal da Bahia, Salvador (BA)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (POSCOM), da Universidade Federal da Bahia.

Referências

BBC ANNU AL REPORT and Accounts 2016/17. Disponível em: https://downloads.bbc.co.uk/aboutthebbc/insidethebbc/reports/pdf/bbc-annualreport-201617.pdf. Acesso em: 29 maio 2018.

BONFANTINI, Massimo A.; PRONI, Giampaolo. Suposição: sim ou não? Eis a questão. In: ECO, Umberto, SEBEOK, Thomas A (org.). O Signo de Três. Trad. Silvana Garcia. São Paulo: Editora Perspectiva, 2008.

BORDWELL, David. Sobre a história do estilo cinematográfico. Trad. Luis Carlos Borges. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

BIGNELL, Jonathan. The Police Series. Movie A Journal of Film Criticism, 2014 (E-BOOK).

BUTLER, Jeremy G. Television: Critical Methods and Applications. 4. ed. New York: Routledge, 2012.

CAWELTI, John G. Adventure, Mystery, and Romance: Formula Stories as Art and Popular Culture. Chicago: The University of Chicago Press, 1977. https://doi.org/10.7208/chicago/9780226148700.001.0001

CAWELTI, John G. Televisuality: Style, Crisis, and Authority in American. New Brunswick: Rutgers University Press, 1995.

CAWELTI, John G. Welcome to the Viral Future of Cinema (Television). Cinema Journal, v. 45, n. 1, p. 90-97, 2005. https://doi.org/10.1353/cj.2006.0001

CARDWELL, Sarah. Television aesthetics: Stylistic analysis and beyond. In: JACOBS, Jason; PEACOCK, Peacock (eds.). Television aesthetics and style. New York: Bloomsbury Academic, 2013. p. 23-44. https://doi.org/10.5040/9781628928327.ch-001

DOYLE, Arthur Conan. Sherlock Holmes: Um estudo em Vermelho. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

DOYLE, Arthur Conan. Sherlock Holmes: O Signo dos Quatro. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

ESQUENAZI, Jean-Pierre. As séries televisivas. Trad. Pedro Elói Duarte. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2011.

ELLISON, Hannah. ‘Nothing but the Truth’: Genre, Gender and Knowledge in the US Television Crime Drama 2005-2010. 318fls Thesis (Doctoral), Faculty of Arts and Humanities – School of Film, Television and Media Studies, University of East Anglia, Norwich, 2014.

IMDB. Internet Movie Database. Most Popular Crime TV Series. Disponível em: https://www.imdb.com/search/title?genres=crime&sort=moviemeter,asc&title_type=tv_series. Acesso em: 26 maio 2018.

IMDB. Internet Movie Database. Sherlock. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt1475582/?ref_=fn_al_tt_1. Acesso em: 29 maio 2018.

Genette, Gérard. Narrative Discourse. Ithaca: Cornell University Press, 1990.

GORBMAN, Claudia. Unheard Melodies: Narrative Film Music. London: BFI, 1987.

JACOBS, Jason; PEACOCK, Peacock. Introduction. In: JACOBS, Jason; PEACOCK, Peacock (ed.). Television aesthetics and style. Nova York: Bloomsbury Academic, 2013. p. 1 -20.

JENN ER, Mareike. American TV Detective Dramas. Londres: Palgrave Mcmillan, 2016.

MITTELL, Jason. The qualities of complexity: Vast versus dense seriality in contemporary television. In: JACOBS, Jason; PEACOCK, Peacock (ed.). Television aesthetics and style. New York: Bloomsbury Academic, 2013. p. 45-56. https://doi.org/10.5040/9781628928327.ch-002

MILLS, Brett. What does it mean to call television ‘cinematic’?. In: JACOBS, Jason; PEACOCK, Peacock (ed.). Television aesthetics and style. Nova York: Bloomsbury Academic, 2013, p. 57-66. https://doi.org/10.5040/9781628928327.ch-003

MCALLER, Michael. Sherlock Holmes and the seacrh for truth: A diagnostic tale. Journal of Economic Surveys, v. 8 (4), p. 317–370, 1994. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-6419.1994.tb00106.x/full. Acesso em: 10 maio 2018. https://doi.org/10.1111/j.1467-6419.1994.tb00106.x

POE, Edgar. Os crimes da rua Morgue (1841). In: POE, Edgar. Antologia de contos extraordinários. Trad. Brenno Silveira. Rio de Janeiro: Besbolso, 2015. E-book.

PORTER, Lynnette. Smart, Sexy, And Technologically Savvy: (Re)Making Sherlock Holmes as a 21st-Century Superstar. In: LAVIGNE, Carlen (ed.). Remake Television: Reboot, Re-use, Recycle. Lanham: Lexington Books, 2014. p. 171-186. https://doi.org/10.1353/cj.2016.0019

PRIESTMAN, Martin. Introduction: crime fiction and detective fiction. In: PRIESTMAN, Martin (ed). The Cambridge Companion to Crime Fiction. Cambridge: Cambridge University Press, 2003, p. 1-7. https://doi.org/10.1017/ccol0521803993.001

ROGERS, Margaret. Arresting drama: The television police genre. SLEID, jul. 2008, pp. 78-84. Disponível em: https://sleid.cqu.edu.au/2008/SLEID_2008_220.pdf. Acesso em: 10 maio 2018.

SCAGGS, John. Crime Fiction. London and New York: Routledge, 2005.

SHERLOCK (TV serie – 1ª temporada). Criadores: Mark Gattis; Steven Moffat. Produtores executivos: Beryl Vertue; Sue Vertue. Intérpretes: Benedict Cumberbatch; Martin Freeman e outros. Música: David Arnold; Michael Price. Reino Unido: BBC; Hartswood Filmes, 2010 (2 discos, Blu-ray, 270 min). Baseado na obra de Arthur Conan Doyle. Sherlock. Rotten Tomatoes. Disponível em: https://www.rottentomatoes.com/tv/sherlock/. Acesso em: 29 maio 2018.

Sherlock enters New Year as global TV phenomenon. The Guardian. Disponível em: https://www.theguardian.com/tv-and-radio/2015/dec/30/sherlock-enters-new-year-as-global-tv-phenomenon. Acesso em: 29 maio 2018.

Sherlock watched in more countries than any other BBC show. Radiotimes. Disponível em: http://www.radiotimes.com/news/2014-07-21/sherlock-watched-in-more-countries-than-any-other-bbc-show/. Acesso em: 29 maio 2018.

THOMPSON, Jon. Fiction, Crime, and Empire: Clues to Modernity and Postmodernism. Chicago: University of Illinois Press, 1993.

TODOROV, Tzvetan. Tipologia do romance policial. As estruturas narrativas. Trad. Leyla Perrone-Moisés. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

TRIBE, Steve. Sherlock Chronicles (BBC Books). Londres: Ebury Publishing, 2014.

VALLE, Elva. Repetição e seriados de tevê: análise do caráter investigativo em House, Supernatural e Criminal minds. 223f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014. https://doi.org/10.31789/rpd-201808z20006

WARD, Peter. Picture Composition for Film and Television. 2. ed. Focal Press, 2003.

Publicado
2019-12-27
Como Citar
de Carvalho, L. M. M., & do Valle, E. F. M. (2019). Atualizando sherlock holmes para o século XXI: uma análise estilística dos protagonistas da série sherlock. Revista FAMECOS, 26(3), e31119. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.3.31119
Seção
Audiovisual