Design gráfico & pós-modernidade

Autores

  • Flávio V. Cauduro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.13.3088

Palavras-chave:

Comunicação, Design Gráfico, Pós-Modernismo

Resumo

Neste artigo é feita uma breve recapitulação das origens e desdobramentos da estética modernista nas artes visuais e no design para ser esboçado após um pequeno histórico do design pós-moderno. Observa-se então que um estilo muito utilizado no design atual lembra a estética visual do palimpsesto, pela sobreposição deliberada de várias camadas semi-transparentes de elementos visuais. A intenção dos designers parece ser a de querer pluralizar cada vez mais a leitura de suas peças, propondo a significação como um jogo de ilimitadas possibilidades de realização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio V. Cauduro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Referências

CAUDURO, F V Semiotics and Design: For an intertextualized dialogical praxis’, PhD thesis, Department of Typography & Graphic Communication, University of Reading, 1990

______, F V Desconstrução e Tipografia digital’, in Revista Arcos, vol.1, nº1, Rio de Janeiro: ESDI, 23-31, 1998

DERRIDA, J Of Grammatology, traduzido por Gayatri Spivak, Baltimore, Maryland: The John Hopkins University Press, 1967

______, J Writing and Difference, traduzido por Alan Bass, London: Routledge & Kegan Paul, 1967

______, J Margins of Philosophy, traduzido por Alan Bass, Chicago: Chicago University Press, 1972

FREUD, S On Metapsychology: The Theory of Psychoanalysis. Beyond the Pleasure Principle, the Ego and the Id, and other works, The Pelican Freud Library, Vol 11, trad. do alemão sob a supervisão de James Strachey, volume compilado e editado por Angela Richards, London: Penguin Books, 1925

HARLAND, R Superstructuralism, New Accents, ed.THawkes, London: Methuen, 1987

HARVEY, D Condição pós-moderna, 7a. edição, trad. de Adail U. Sobral & Maria S. Gonçalves, São Paulo: Edições Loyola, 1989

JENKS, C What is Post-Modernism?, 2a. ed., New York: St.Martin’s Press, 1987

KEEP, C & MCLAUUGHLIN, T “The Mystic Writing Pad”, in The Electronic Labyrinth, Disponível em: http://jefferson.village.virginia.edu/elab/hfl0257.html, 1995

______, C & MCLAUUGHLIN, T “Palimpsest”, in The Electronic Labyrinth, http://jefferson.village.virginia.edu/elab/hfl0243.html, 1995

LEVICK, M & Young, S The Big Picture: Murals of Los Angeles, London: Thames and Hudson, 1998

LIPPARD, L R Pop Art (with contributions by Lawrence Alloway, Nancy Marmer and Nicolas Cals), New York: Frederick A. Praeger, 1966

LOVEJOY, M Postmodern currents: art and artists in the age of electronic media, 2nd edition, Upper Saddle River, New Jersey: Prentice Hall, 1997

LUPTON, Ellen, & MILLER, J. Abbott Design Writing Research: Writing on Graphic Design, New York: Princeton Architectural Press, 1996

MARTINS, Wilson A palavra escrita: História do livro, da imprensa e da biblioteca. Com um capítulo referente à propriedade literária, 2a. edição, Vol. 49, São Paulo: Editora Ática, 1996

MEGGS, Philip B. A History of Graphic Design, 2a. ed., New York: Van Nostrand Reinhold, 1992

MORAIS, Frederico Arte Moderna, Arte Pós-moderna, cartaz,4a. ed., Rio de Janeiro, 1977

QUINION, M B “Palimpsest”, in Weird Words, http://quinion.com/words/weirdwords/ww-pal1.htm, 1998

Downloads

Publicado

2008-04-10

Como Citar

Cauduro, F. V. (2008). Design gráfico & pós-modernidade. Revista FAMECOS, 7(13), 127–139. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.13.3088

Edição

Seção

Imagem

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)