Hipertextos, jogos de computador e comunicação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.13.3083Palavras-chave:
Comunicação, hipertexto, ciberculturaResumo
Este artigo trata da transformação do computador em um meio de comunicação. Dizer que o computador é um meio de comunicação parece algo óbvio na era da internet. Mas de que meio de comunicação se trata? Para alguns se trata de um multimídia, capaz de integrar os formatos e linguagens de todos os demais meios. Para outros se trata de algo mais do que isso: ao integrar as linguagem dos outros meios, o computador impõe a elas a sua própria lógica. Mas… qual lógica?Downloads
Referências
AARSETH, Espen J. “No linealidad y teoría literaria”. In
LANDOW, Georges. Teoría del Hipertexto. Barcelona: Paidós, 1997, pp. 71-106.
AARSETH, Espen J. Cybertext: Perspectives on Ergodic Literature. The Johns Hopkins University Press, 1997.
BARTHES, R. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 1973.
BAL, Mieke. Introduction to the Theory of Narrative. Toronto: University of Toronto Press, 1985.
BARTHES, Roland. “Introdução à análise estrutural da narrativa”. In BARTHES, Roland et alii, Análise estrutural da narrativa. Petrópolis: Vozes, 1976, 4a ed., pp. 19-60.
BARTHES, Roland. S/Z.Paris, Ed du Seuil, 1970.
BORDWELL, David. Narration in the Fiction Film. Madison: The University of Wisconsin Press, 1985.
BUSH, Vanevar. “As we may think”. In MAYER, Paul (org.) Computer Media and Communication: a Reader. Oxford (NY). Oxford University Press, 1999.
CHATMAN, Seymour. “What Novels Can Do That Films Can’t (and Vice Versa)”. In MITCHELL, W. J. T. (ed.). On Narrative. Chicago: The University of Chicago Press, 1981.
ESS, Charles. “El ordenador político. Hipertexto, democracia y Habermas”. In LANDOW, Georges. Teoría del Hipertexto. Barcelona: Paidós, 1997, pp. 259-303.
FISKE, John. “Television: Polysemy and Popularity”. InAVERY, Robert K. & EASON, David. Critical perspectives on media and society. New York, London: The Guilford Press, 1991, pp. 346-364.
GAUDREAULT, André & JOST, François. El relato cinematográfico. Barcelona: Paidós, 1995.
GENETTE, Gérard. “Fronteiras da narrativa”. In BARTHES, Roland et alii, Análise estrutural da narrativa. Petrópolis: Vozes, 1976, 4a. ed., pp. 255-274.
GENETTE, Gérard. Narrative Discourse: an Essay on Method. Ithaca (NY) Cornell, 1980.
HALL, Stuart. “Encoding/decoding” In HALL, Stuart & alii. Culture, media, language. London: Hutchinson/CCCS, 1980.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996, 2 volumes.
JENSEN, Jens. “Interactivity: Tracking a New Concept in Media and Communication Studies”. In MAYER, Paul (org.) Computer Media and Communication: a Reader. Oxford (NY). Oxford University Press, 1999, pp. 160-187.
JOYCE, Michael. “Sustituyendo ao autor: Un libro en ruinas”. In NUNBERG, Geoffrey (comp.) El futuro del libro. Barcelona, Paidós, 1998. pp.279-302.
KOLB. David. “Socrates en el labirinto”. In LANDOW, Georges. Teoría del Hipertexto. Barcelona: Paidós, 1997, pp. 259-303.
LANDOW, George. Hypertext. The Convergence of Contemporary Critical Theory and Technology., The John Hopkins University Press., 1992.
LANDOW, George (comp.). Hypertext Theory. The John Hopkins University Press., 1994.
LÉVI-STRAUSS, Claude. “A Estrutura dos Mitos”. In Antropologia Estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985, 2a ed.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Ed 34, 1993.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Ed 34, 1996.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed 34, 1999.
LIESTOL, Gunnar. “Wittgenstein, Gennette y la narrativa del lector en hipertexto”. In LANDOW, Georges. Teoría del Hipertexto. Barcelona: Paidós, 1997, pp. 107-145.
MILES, David. “The CD-ROM Novel Myst and McLuhan’s Fourth Law of Media: Myst and its “Retrievals”. In
MAYER, Paul (org.) Computer Media and Communication: a Reader. Oxford (NY). Oxford University Press, 1999, pp. 307-319.
MURRAY, Janet H. Hamlet on the Holodeck: the Future of the Narrative in Cyberspace. Cambridge (Mass.): The MIT Press, 1997.
NELSON, Theodore. Literary Machines, Swarthmore, Pa. Publ.do autor, 1981.
SÁ, Simone Pereira de, e ALBUQUERQUE, Afonso de. “A tragédia dos ursos e outras mensagens: observações sobre a e-política e a globalização”. Texto apresentado no IX Encontro Anual da COMPÓS. Porto Alegre, 2000.
STEINER, Linda. “Oppositional Decoding as an Act of Resistance”. In AVERY, Robert K. & EASON, David. Critical Perspectives on Media and Society. New York, London: The Guilford Press, 1991, pp. 329-348.
TODOROV, Tzetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 1970.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.