DJ Jesus Luz?! Controvérsias, capital subcultural e performance de gosto em uma cena de música eletrônica
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.1.20971Palavras-chave:
Cena Musical, Controvérsia, Capital subculturalResumo
O artigo tem como questão central discutir questões de gosto, valor, e disputas simbólicas (Bourdieu; 2008, Thornton;1996; Frith; 1996) de atores de uma cena de música eletrônica brasileira (Straw; 1991). Para tal, focamos nossa análise no caso do modelo Jesus Luz, que namorou Madonna e posteriormente se tornou DJ, suscitando uma série de polêmicas relacionadas à autenticidade de suas performances. O caso de Jesus Luz será tratado como uma controvérsia (Latour; 1994; 2005) que nos permite apreender a performance de gosto (Hennion, 2003; 2007) dos atores da cena eletrônica “em ação”.
Downloads
Referências
AMARAL, Adriana; Monteiro, Camila – “Esses roquero não curte”: performance de gosto e fãs de música no Unidos Contra o Rock do Facebook. In: XXI Encontro da Compós, 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora, MG: UFJF, 2012.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP; Porto Alegre, RS: Zouk, 2008.
______. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BREWSTER, Bill;BROUGHTON, Frank. Last night a DJ saved my life. The history of the disc jockey. Nova York:Grove Press, 2000.
CALLON, M.; LAW, J. After the individual in society: lessons on collectivity from science,technology and society. Canadian Journal of Sociology, v. 22, n. 2, p. 165-82, 1997.
FEITOSA, Ricardo. Perspectivas de abordagem sobre “autenticidade” e “originalidade” na cena de música eletrônica. 2002. Disponível online em: http://www.pragatecno.com.br/autenticidade.doc.
FONTANARI, Ivan. Música eletrônica e identidade jovem: a diversidade do local. 2004. Disponível online em: http://www.hist.puc.cl/iaspm/rio/Anais2004%20%28PDF%29/IvanPaoloFontanari.pdf.
FRITH, Simon. Performing Rites: On the Value of Popular Music, 1996.
GARSON, Marcelo. Quem é o melhor dj do mundo? Disputas simbólicas na cena de música eletrônica. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Curso de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.
HENNION, A – Music and mediation: towards a new sociology of music; In: The Cultural Study of music: a critical introduction. CLAYTON, M; HERBERT, Taylor; MIDDLETON, R. (ed) – Routledge, UK, 2003. p. 80-91.
HENNION, Antoine – Music Lovers. Taste as performance. Theory, Culture & Society, Dec. 2007.
LATOUR, B. On Technical Mediation: philosophy, sociology, genealogy. Common Knowledge, n. 2, v. 3, Oxford University Press, 1994.
LATOUR, B. Reassembling the Social – An Introduction to Actor-Network-Theory. Oxford University Press, 2005.
PEREIRA DE SÁ, Simone e DE MARCHI, Leonardo. Não basta ser DJ: tem que ser underground! Sobre coletivos e comunidades virtuais de música eletrônica no Brasil. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 26, abr. 2005.
PEREIRA DE SÁ, Simone Pereira de. Música eletrônica e tecnologia: reconfigurando a discotecagem. In: LEMOS e CUNHA (orgs): Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Ed Sulinas, 2003.
PEREIRA DE SÁ, Simone; GARSON, Marcelo; WALTENBERG; Lucas - Música eletrônica e rock entre ruídos e riffs: gêneros musicais em tempos de hibridismo. IN: BORELLI, S.;FREIRE FILHO, J.. (Org.). Culturas Juvenis no século XXI. São Paulo: EDUC, 2008, v. 1. p. 171-194.
PEREIRA DE SÁ, Simone – Contribuições da teoria Ator-Rede para a Ecologia Midiática da Música . Revista Contemporânea, vol. 12, n.3, p. 537-555, 2014.
STRAW, Will. Systems of Articulation, Logics of Change: Scenes and Communities in Popular Music. Cultural Studies, v. 5, n. 3, p. 361-375, 1991.
THORNTON, S. Club Cultures : Music, Media, and Subcultural Capital. Hannover: University Press of New England, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.