Telejornalismo: Onde Está o Lead?

Autores

  • Alfredo Vizeu Universidade Federal do Espírito Santo
  • Jô Mazzarolo Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.11.3051

Palavras-chave:

Comunicação, Telejornalismo, Lead

Resumo

O noticiário televisivo é a principal informação que a maioria dos brasileiros têm do mundo que os cerca. Nesse sentido, o telejornal ocupa uma dimensão significativa na construção da realidade. Este trabalho tem como objetivo discutir como o lead se apresenta na notícia de televisão e toma por base a perspectiva do newsmaking que estuda a produção da notícia a partir da cultura profissional dos jornalistas, da organização do trabalho e dos processos produtivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfredo Vizeu, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor da Universidade Federal do Espírito Santo

Jô Mazzarolo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

AMARAL, Luís. Técnica de jornal e periódico. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro/MEC, 1987.

BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica. 4. ed. São Paulo: Ática, 1990.

BERGER, Peter l.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

BORDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

CAPARELLI, Sérgio; STUMPF, Ida Regina C (Orgs.). Teses e dissertações em comunicação no Brasil (1992-1996). Porto Alegre: PPGCOM/UFRGS, 1998.

CORREIA, Fernando. Os jornalistas e as notícias. Lisboa: Caminho, 1998.

FAUSTO NETO, Antônio. O impeachment da televisão. Como se cassa um presidente. Rio de Janeiro: Diadorim, 1995.

FERRARI, Maria Helena; SODRÉ, Muniz. Técnica de reportagem.Notas sobre a narrativa jornalística. 2. ed. São Paulo: Summus, 1986.

FONTCUBERTA, Mar de. La noticia pistas para percebir el mundo. Barcelona: Paidós, 1993.

GANS, Herbert J. A study of CBS Evenning News and Newsweekand Time. Nova York: Vintage Books, 1980.

GENRO, Adelmo. O segredo da pirâmide. Porto Alegre: Tchê, 1977.

GONÇALVES, Elias Machado. A essência do real nas notícias. Pauta Geral. Salvador, ano 2, n. 2, 1994.

MANCINI, Paolo; HALLIN, Daniel C. Falando do presidente: a estrutura política e a reforma representacionalnas notícias televisivas dos Estados Unidos e da Itália. In: TRAQUINA, Nelson (Org.). Jornalismo: questões, teorias e "estórias". Lisboa: Vega, 1993.

MARQUES DE MELO, José. A opinião no jornalismo brasileiro. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

QUNITERO, Alejandro Pizarroso. Evolução histórica da imprensa nos Estados Unidos. In: QUINTERO, Alejandro Pizarroso (Org.) História da imprensa. Lisboa: Planeta, 1996.

SIGAL, Leon V. Sources make the news. In: MANOFF, Robert Karl; SCHUDSON, Michael. Reading the news. Nova York: Pantheon Books, 1986.

TRAQUINA, Nelson (org.). Jornalismo: questões, teorias e "estórias". Lisboa: Vega, 1993.

TUCHMAN, Gay. La producción de Ia noticia. Estudo sobre la construcción de la realidade. Barcelona: Gilii, 1983.

WEAVER, Paul H. As notícias de jornal e as notícias de televisão. In: TRAQUINA, Nelson (Org.). Jornalismo: questões, teorias e `stórias’. Lisboa: Vega, 1993

WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Presença, 1994.

Downloads

Publicado

2008-04-10

Como Citar

Vizeu, A., & Mazzarolo, J. (2008). Telejornalismo: Onde Está o Lead?. Revista FAMECOS, 6(11), 57–63. https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.11.3051

Edição

Seção

Televisão