A Internet como veículo de comunicação publicitária

Autores

  • José B. Pinho Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.10.3032

Palavras-chave:

Comunicação, publicidade, internet

Resumo

Maior rede de computadores de todo o planeta, a Internet nasceu como plataforma de uso exclusivo de organizações governamentais, instituições de pesquisa e universidades.  Mais  tarde,  o  sucesso  estrondoso  de sua parte multimídia, a World Wide Web, despertou a atenção e o interesse das organizações  comerciais,  que  tomaram  de  as salto a Web e impulsionaram sobremaneira o seu crescimento vertiginoso nos últimos  anos. A  publicidade  on-line  manifestou-se, em sua primeira forma, nos próprios sites de empresas que marcavam sua presença na rede com o propósito de oferecer informações úteis a respeito de seus produtos e serviços, na maioria relacionados com Internet e informática. Outros formatos muito  comuns são os pequenos anúncios eletrônicos conhecidos como banners e o patrocínio de  seções  dos  provedores  de  acesso  e  de  conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José B. Pinho, Universidade Federal de Viçosa

Professor da Universidade Federal de Viçosa

Referências

BARRETT, Neil. Advertising on the Internet: how to get your message across on the World Wide Web. London: Kogan Page, 1997.

DEIVISSON, Daniel. Muito além do banner. Internet Business, Rio de Janeiro, ano 2, n. 17, jan. 1999, p. 48-50.

DOWLING JR., Paul J. e outros. Web advertising and marketing. 2. ed. Rocklin: Prima, 1998.

McCANN-ERICKSON BRASIL. Media Brazil by McCann 1995-1996. São Paulo: McCann-Erickson Brasil, 1997.

O’KEEFE, Steve. Publicity on the Internet: creating successful publicity campaigns on the Internet and the commercial online services. New York: John Wiley & Sons, 1997.

SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus ABP, 1997.

SELLERS, Don. Getting hits: the definitive guide to promoting your website. Berkeley: Peachpit Press, 1997.

SHIVA, V. A. The Internet publicity guide: how to maximize your marketing and promotion in cyberspace. New York: Allworth Press, 1997.

ZEFF, Robbin; ARONSON, Brad. Advertising on the Internet. New York: John Wiley & Sons, 1997.

Downloads

Publicado

2008-04-10

Como Citar

Pinho, J. B. (2008). A Internet como veículo de comunicação publicitária. Revista FAMECOS, 6(10), 86–93. https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.10.3032

Edição

Seção

Novas Tecnologias