O pensamento filosófico como uma rede virtual: atualizações em tempos de redes comunicacionais
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.9.3021Palavras-chave:
Comunicação, filosofia, virtualResumo
A comunicação, na busca de referências sobre os reflexos de sua prática, deve aproximar-se da filosofia para colher em pleno tempo das redes uma rede de pensamento dispersa pelo tempo, mas que forma o virtual da filosofia, a instância da conservação e da potência de ser atualizada como perspectiva teórica e como orientação em pesquisas nesta área. Criando uma imagem, pode-se ver o rio de Heráclito, o fluxo do devir. Em uma margem, a comunicação em redes digitais, a cultura pós-moderna, a vertigem evo-lucionista da relação com a técnica, a globalização e as injustiças sociais da chamada sociedade de consumo ou da informação. Do outro lado do rio, a filosofia, com suas escolas, sistemas e doutrinas: um permanente estado de debate virtual das questões do ser, do homem e do mundo.Downloads
Referências
ALLIEZ, E. Deleuze filsofia virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
BAUDRILLARD, J. El crímen perfecto. Barcelona: Anagrama, 1996.
DELEUZE, G. In: ALLIEZ, E. Deleuze filosofia virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
MENEZES MARTINS, F. E. Informação e cultura no tempo das redes. In: Tendências na Comunicação, Porto Alegre: L&PM, 1998.
______. Assim teria falado Zara-tustra. In: Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, n. 7, Porto Alegre: Edipucrs, nov. 1997.
NIETZSCHE, F. W. El ocaso de los ídolos. Madrid: A-L Mateos, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.