Embatimentos poéticos no filme "Praia do futuro"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.3.30183

Palavras-chave:

Cinema Contemporâneo, Diversidade Cultural/Sexual, Praia do Futuro

Resumo

Este texto expõe uma leitura crítica – em formato de ensaio – sobre o filme Praia do futuro (Karim Aïnouz, 2014), ao relacionar cinema e diversidade cultural/sexual no Brasil atualmente. Não se trata de uma análise fílmica, mas sim ter a referida película como exemplificação nesse contexto. Para desenvolver esta leitura, o percurso metodológico divide-se em observação, descrição e discussão sobre a referida película. Da comunicação às práticas socioculturais, as categorias discursivas experiência, imagem, performance e subjetividade, de modo estratégico, enunciam os estudos contemporâneos. Disso, deriva uma pergunta: como propor uma política do afeto no cinema contemporâneo que acompanhe a diversidade cultural/sexual no país e no mundo? A partir de uma política do afeto, os resultados incorporam um movimento entre corpo, gênero, identidade sexual nessa discussão a respeito do homoerotismo no cinema brasileiro atual.

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Biografia do Autor

Wilton Garcia, Universidade de Sorocaba (Uniso), Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, Sorocaba, São Paulo

Artista visual, Professor da Fatec Itaquaquecetuba/SP e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso).

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Publicado

2018-08-23

Como Citar

Garcia, W. (2018). Embatimentos poéticos no filme "Praia do futuro". Revista FAMECOS, 25(3), ID30183. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.3.30183

Edição

Seção

Cinema