Lições das Trevas: Herzog e Lovecraft em três documentários
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.28490Palavras-chave:
Documentário, Werner Herzog, H.P. LovecraftResumo
Neste artigo, propomos a existência de um diálogo entre três documentários dirigidos pelo cineasta Werner Herzog (O Homem Urso, 2005; Encontros no Fim do Mundo, 2007; Visita ao Inferno, 2016) com a noção de horror cósmico, desenvolvida pelo escritor e teórico da literatura H.P. Lovecraft (1890-1937), cuja produção tem se mostrado fonte recorrente de análises culturais e filosóficas. Em uma breve análise de elementos temáticos e discursivos presentes nos três documentários, buscamos lançar as bases de uma pesquisa ainda em andamento. A análise procura observar semelhanças específicas entre as narrativas de Herzog e Lovecraft, uma vez que ambos concebem suas obras de modo a miniaturizar a vida humana, resumindo-a à sua insignificância dentro de um universo infinito e hostil, sobre o qual pouco se conhece. Essa perspectiva cria não apenas ambientes fantásticos, mas também leva seus personagens aos limites da sanidade e, eventualmente, à loucura diante do desconhecido.
Downloads
Referências
AMES, Eric. Herzog, Landscape, and Documentary. Cinema Journal, University of Texas Press, v. 48, n. 2, p. 49-69, winter 2009.
BLACK, Andy. Crawling celluloid chaos – H. P. Lovecraft in cinema. Necronomicon: The Journal of Horror and Erotic Cinema. Book 1. London, UK: Creation Books, 1996.
DAVIS, Eric. Calling Cthulhu: H. P. Lovecraft’s Magick Realism. Gnosis: A Journal of the Inner Western Tradition, n. 37, Fall 1995.
ELDUQUE, Albert. As ruínas no cinema de Werner Herzog. In: XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo, USP, 2011.
ENCONTROS no Fim do Mundo (Encounters at the End of the World). Direção: Werner Herzog. Produtor: Ryan Andrew Evans. Produção independente, EUA, 2007,99min.
FELINTO, Erick. All Hail the Great Cthulhu: A segunda vida de H.P. Lovecraft, Filósofo Especulativo e Pós-Humanista. In: MONTEIRO, M.; GIUCCI, G; PINHO, D. (Orgs.). Eros, Tecnologia, Transhumanismo: Figurações Culturais Contemporâneas. Rio de Janeiro: Caetés, 2015, p. 121-142.
GARCIA, Yuri. Monstros Sagrados e Ciberculturais – H. P. Lovecraft e sua mitologia na cultura contemporânea. In: V Encontro Regional Sudeste de História da Mídia – Alcar Sudeste, 2016. Anais do V Encontro Regional Sudeste de História da Mídia. Niterói, UFF, 2016.
HERZOG, Werner. The Minnesota Declaration: Lessons of Darkness. Walker Art Center, Minneapolis, Minnesota, Abril, 1999.
HOMEM Urso, O (Grizzly Man). Direção: Werner Herzog, EUA, 2005, 104 min.
HOUELLEBECQ, Michel. H. P. Lovecraft: Against the World, Against Life. São Francisco, EUA: McSweeney´s Books, 2005.
JOSHI, Sunand T. I am Providence: The life and times of H.P. Lovecraft. Nova York: Hippocampus Press, 2013.
______. (Org.). Black Wings of Cthulhu 2: Eighteen New Tales of Lovecraftian Horror. London: Titan Books, 2014.
KUTRIEH, Marcia G. The Cosmology of H. P. Lovecraft. Bulletin of the Faculty of Humanities and Social Sciences, Qatar University, n. 8, p. 37-49, 1985.
LOVECRAFT, Howard Phillips. The Complete Cthulhu Mythos Tales. New York: Barnes and Nobles, 2013.
______. Horror sobrenatural em literatura. Tradução de Celso M. Paciornik. São Paulo: Iluminuras, 2007.
LUDUEÑA ROMANDINI, Fabián. H.P. Lovecraft: a disjunção no ser. Desterro [Florianópolis]: Cultura e Barbárie, 2013.
MIGLIORE, Andrew; STRYSIK, John. Lurker in the Lobby: A Guide to the Cinema of H.P. Lovecraft. Portland, EUA: Night Shade Books, 2006.
MITCHESON, Katrina. Truth, Autobiography and Documentary: Perpectivism in Nietzsche and Herzog. Film-Philosophy, v. 17, n. 1, p. 348-366, 2013.
PRAGER, Brad. The cinema of Werner Herzog: Aesthetic ecstasy and truth. Londres: Wallflower Press, 2011.
THACKER, Eugene. In the Dust of This Planet: Horror and Philosophy. UK/EUA: John Hunt Publishing, 2011.
TRIGG, Dylan. The flesh of the forest: Wild being in Merleau-Ponty and Werner Herzog. Emotion, Space and Society, v. 5, n. 3, p. 141–147, ago. 2012.
WELLS, H.G. A ilha do Dr. Moreau. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
VISITA ao Inferno (Into the Inferno). Direção: Werner Herzog. EUA, 2016, 104min.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.