Estudos da exposição às mensagens publicitárias: usos e gratificações

  • Raquel M C Ferreira UFS
Palavras-chave: Publicidade. Audiência. Usos e Gratificações.

Resumo

: O presente texto apresenta uma revisão de literatura dos estudos empíricos desenvolvidos sobre a atenção seletiva às mensagens propagandísticas. O objetivo do texto é o de apresentar as motivações para exposição às mensagens que hoje se caracterizam por sua irrelevância e impertinência, sobretudo, em um ambiente tecnológico que as tornam quase sempre intrusivas: - razão pela qual são no geral ignoradas por seu público.  Aqui apresento as principais contribuições dos estudos focados no consumo das mensagens publicitárias, destacando os princípios de quatro categorias tidas como mais relevantes encontradas: Entretenimento, Obtenção de informações, Integração pessoal e Integração social.

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Biografia do Autor

Raquel M C Ferreira, UFS
Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe, com atuação no curso de Publicidade e Propaganda e no Programa de Pós-graduação em Comunicação. Publicitária, doutora pela Universidade Nova de Lisboa (2011), e mestre pela Universidade Metodista de São Paulo (2003). Foi professora titular e coordenadora dos cursos de graduação de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda das Faculdades ESEEI, Escola Superior de Estudos Empresariais e Informática, Curitiba/Paraná. http://lattes.cnpq.br/8939015339881885

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Publicado
2018-01-02
Como Citar
Ferreira, R. M. C. (2018). Estudos da exposição às mensagens publicitárias: usos e gratificações. Revista FAMECOS, 25(1), ID26901. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.1.26901
Seção
P & P