Exposição da Audiência aos Meios: avanços da abordagem de Usos e Gratificações

  • Raquel M C Ferreira UFS
Palavras-chave: Usos e Gratificações, esquema de multiteoria, marcos teóricos

Resumo

A abordagem de Usos e Gratificações possui uma tradição influente na pesquisa da audiência tratando dos aspectos que levam o receptor a selecionar e a se expor aos diferentes meios e conteúdos da comunicação. O pressuposto básico da sua proposição é que, através das experiências e reflexões da audiência sobre os conteúdos das mídias, ela relaciona quais materiais lhes são gratificantes ou úteis. Por certo, o modelo de U&G se expandiu de tal forma que não mais falamos em uma teoria de U&G, mas sim, em um esquema de multiteorias. O presente artigo demarca o “estado da arte” deste importante referencial, apontando suas formulações principais evidenciadas pelo uso do método da revisão de literatura bem como dos resultados de uma investigação bibliométrica.

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Biografia do Autor

Raquel M C Ferreira, UFS
Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe, com atuação no curso de Publicidade e Propaganda e no Programa de Pós-graduação em Comunicação. Publicitária, doutora pela Universidade Nova de Lisboa (2011), e mestre pela Universidade Metodista de São Paulo (2003). Foi professora titular e coordenadora dos cursos de graduação de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda das Faculdades ESEEI, Escola Superior de Estudos Empresariais e Informática, Curitiba/Paraná. http://lattes.cnpq.br/8939015339881885

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Publicado
2015-11-10
Como Citar
Ferreira, R. M. C. (2015). Exposição da Audiência aos Meios: avanços da abordagem de Usos e Gratificações. Revista FAMECOS, 23(1), ID20832. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.1.20832
Seção
Epistemologia