Mestres do domínio dos outros: narrativa e estilo em Seinfeld
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.2.25049Palavras-chave:
Seinfeld, narrativa, estiloResumo
O artigo analisa a série Seinfeld e sua ruptura com as convenções de gênero historicamente construídas na TV americana. Para tal, nossa análise observa duas dimensões da estética do programa: a narrativa e a estilística. Do ponto de vista da estética narrativa, indicamos a ruptura com o modelo dramático orientado a um objetivo (ou o “modelo aristotélico”, hegemônico na TV do período). Do ponto de vista estilístico, consideramos o quanto a crescente adoção de práticas de produção pouco comuns levou à constituição de um sitcom híbrido entre o multicâmera e os programas de câmera única.
Downloads
Referências
ACKERMAN, Andy: entrevista (parte 2) [Nov. 2007]. Entrevistadora: Jenny Matz. Los Angeles: The Television Academy Foundation, 2007. Disponível em: http://www.emmytvlegends.org/interviews/people/andy-ackerman# Acesso em: 14 nov. 2015.
BERCIANO, Rosa. La Comédia Enlatada: De Lucille Ball a Los Simpsons. Barcelona, Editorial Gedisa, 1999.
CHERONES. Tom: entrevista (parte 2) [Jun. 2011]. Entrevistadora: Amy Harrington. Los Angeles: The Television Academy Foundation, 2011. Disponível em: http://www.emmytvlegends.org/interviews/people/tom-cherones# Acesso em: 12 nov. 2015.
KRUTNIK, Frank “A Spanner in the Works? Genre, Narrative and the Hollywood Comedian”. In: KARNICK, Kristine B.; JENKINS, Henry. Classical Hollywood Comedy. New York: Routledge, 1995a.
LACEY, Nick. Narrative and Genre: Key concepts in media studies. New York: Palgrave, 2000.
LEVINE, Josh. Pretty, Pretty, Pretty Good: Larry David and the Making of Seinfeld and Curb Your Enthusiasm (Kindle Edition). Toronto: ECW Press, 2010.
MARC, David. Origins of the genre: in search of the radio sitcom. In: DALTON, Mary; LINDEN, Laura. The sitcom reader: america viewed and skewed. New York: State University of New York Press, 2005.
MILLS, Brett. The Sitcom. Edinburgh: Edinburgh University Press Inc., 2009.
MINTZ, Rick. The Great TV Sitcom Book. New York: Richard Marek Publishers, 1988.
MORREALE, Joanne. Critiquing the sitcom: A Reader. New York: Syracuse University Press, 2003.
PALLOTINI, Renata. Introdução à dramaturgia. São Paulo: Editora Ártica, 1988.
PELEGRINI, Christian H. Sujeito Engraçado: a produção de comicidade pela instância de enunciação em Arrested Development. 2014. 259 f. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais), Escola de Comunicação e Artes, USP, São Paulo, 2014.
ROUBINE, Jean Jacques. Introdução às Grandes Teorias do Teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
SEINFELD SEASONS 1 – 9. Direção: Ackerman Andy. SONY PICTURES – SONY, 1989 - 2008.
SMITH, Greg M. Ploting a Show About Nothing: Patterns of Narration on Seinfeld. Creative Screenwriting, v. 2, n. 3, p. 82–90, 1995.
THOMPSON, Kristin. Story telling in Film and Television. Cambridge, Harvard University Press, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.