Ideias de Paulo Freire aplicadas à Comunicação popular e comunitária

Autores

  • Cicilia Maria Krohling Peruzzo Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.24207

Palavras-chave:

Comunicação comunitária, Comunicação popular, Paulo Freire

Resumo

Estudo das manifestações da comunicação popular e comunitária em práticas organizativas de movimentos populares no Brasil. Objetiva aproximar os pressupostos básicos da educação libertadora em Paulo Freire aos da comunicação popular e comunitária e discutir sobre sua presença nos movimentos populares. Objetiva ainda relacionar a práxis organizativa e de comunicação desses movimentos ao processo de construção do conhecimento. O estudo se baseia em pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e em entrevistas em profundidade (relato de práticas) junto a lideranças comunitárias. Conclui-se que os pressupostos pedagógicos da educação libertadora ressoam nas práticas sociais e na comunicação popular com vistas à transformação da realidade e à realização dos interesses coletivos.

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Biografia do Autor

Cicilia Maria Krohling Peruzzo, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Fez pós-doutorado na Universidade Nacional Autônoma do México. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Bolsista por produtividade do CNPq. Autora dos livros "Relações públicas no modo de produção capitalista”, "Comunicação nos movimentos populares " e "Televisão comunitária". Organizadora de algumas coletâneas. Possui artigos publicados em diversas revistas científicas nacionais e internacionais. Coordena o Núcleo de Estudos sobre Comunicação Comunitária e Local (Comuni) e o GP Comunicação, Responsabilidade Social e Cidadania da Abrapcorp

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Publicado

2017-01-02

Como Citar

Peruzzo, C. M. K. (2017). Ideias de Paulo Freire aplicadas à Comunicação popular e comunitária. Revista FAMECOS, 24(1), ID24207. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.24207

Edição

Seção

Ciências da Comunicação