Jovens e cultura audiovisual: novos modos de ver televisão

  • Rosario Sánchez Vilela Universidad Católica del Uruguay, SNI, Uruguay.
Palavras-chave: Recepção televisiva, Comunicação, Convergência.

Resumo

Este artigo se propõe a revisar alguns dos conceitos teóricos que até recentemente têm sido chave para a compreensão dos processos de recepção, particularmente, os relacionados com a televisão. Esta é uma discussão que integra as etapas de um projeto de pesquisa que visa estudar a cultura audiovisual de jovens uruguaios em tempos de convergência midiática e o papel ocupado pela televisão. O que significa ver televisão para os jovens? Quais os seus significados? Em qual narrativa cotidiana está integrada? Estas são algumas das perguntas que articulam o projeto. Sua resposta envolve repensar as noções de mediações, domesticidade e domesticação. As relações domésticas com o lugar? Perderam a sua relevância a partir das novas formas de ver televisão? Alguns resultados foram apresentados a partir de entrevistas semiestruturadas dirigidas as formas com que os jovens constroem a sua vida cotidiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosario Sánchez Vilela, Universidad Católica del Uruguay, SNI, Uruguay.
Profesora Titular e Investigadora 

Referências

BERGER, Peter, LUCKMANN, Thomas. La construcción social de la realidad. Amorrortu. Buenos Aires, 1979.

DOMINZAÍN, S., RADAKOVICH, R., DUARTE, D., CASTELLI RODRÍGUEZ, L., Imaginarios y Consumo cultural. Tercer informe nacional sobre consumo y comportamiento cultural. UDELAR-MEC, Montevideo, 2014.

DOMINZAÍN, S., RAPETTI, S., RADAKOVICH, R. Imaginarios y Consumo Cultural. Segundo informe nacional sobre consumo y comportamiento cultural. Uruguay 2009, Montevideo, 2009.

FUENZALIDA, Valerio. Televisión abierta y audiencia en América Latina. Buenos Aires: Norma, 2002.

GRUPO RADAR. El Perfil del Estudiante universitario 2014.

http://www.gruporadar.com.uy. Acceso en: 4 oct. 2014.

______. El Perfil del Internauta uruguayo 2014. http://www.gruporadar.com.uy. Acceso eb: 19 dic. 2014.

KATZ E., SCANNELL P. (ed.). The End of Television?: Its Impact on the World (So Far). The Annals of the American Academy of Political and Social Science, Sage, v. 625, Londres, 2009.

LIVINGSTONE Sonia, From family television to bedroom culture: Young people’s media at home, en DEVEREUX, Eoin (Ed.). Media Studies: Key issues and Debates, Sage, Londres, 2007.

LULL, James. Inside Family Viewing: Ethnographic Research on Television Audience, Routledge, Londres, 1990.

______. World Families Watch Television, Sage, Londres, 1988.

MARONNA, Mónica, SÁNCHEZ VILELA, Rosario. La puesta en relato de lo cotidiano, en RICO, Carmen (org.) Relecturas de Michel de Certeau, Universidad Iberoamericana, México, 2006.

MORLEY, David. Televisión, audiencias y estudios culturales. Amorrortu, Buenos Aires, 1996.

_____. Medios, modernidad y tecnología. Hacia una teoría interdisciplinaria de la cultura, Gedisa, Barcelona, 2008.

OROZCO, Guillermo. Televisión, audiencias y educación, Ed. Norma, Buenos Aires, 2001.

SÁNCHEZ VILELA, Rosario. Sueños Cotidianos. Telenovela y oralidad, Taurus-UCU, Montevideo, 2000.

SILVERSTONE, Roger, HIRSCH, Eric. Los efectos de la nueva comunicación. El consumo de la nueva tecnología en el hogar y en la familia, Bosch, Barcelona, 1996.

______. Televisión y Vida Cotidiana, Amorrortu, Buenos Aires, 1996.

______. Por qué estudiar los medios, Amorrortu, Buenos Aires, 2004.

THOMPSON, John B.. Los media y la modernidad. Una teoría de los medios de comunicación, Paidós, Buenos Aires, 1995.

Publicado
2016-03-21
Como Citar
Vilela, R. S. (2016). Jovens e cultura audiovisual: novos modos de ver televisão. Revista FAMECOS, 23(2), ID23173. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.2.23173
Seção
Televisão