Elucidações contemporâneas nos estudos brasileiros em mídia e religião: a perspectiva das mediações culturais e comunicacionais

Autores

  • Magali Nascimento Cunha Universidade Metodista de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.2.22280

Palavras-chave:

Mídia, Religião, Midiatização

Resumo

Estudo em torno dos fenômenos contemporâneos que têm marcado a interface mídia e religião no Brasil, em busca de elucidações que indiquem novos caminhos de pesquisa nesse âmbito. Para isso são tomados por base os estudos culturais, particularmente os latino-americanos, com a contribuição de Jesús Martin-Barbero e sua teoria das mediações culturais e comunicacionais. A metodologia consiste em uma revisão de pesquisas já empreendidas pela autora deste trabalho à luz das teorias da midiatização social, sob a perspectiva barberiana das mediações. Inclui ainda a identificação de temáticas emergentes, a partir de permanente acompanhamento da programação de mídias religiosas e dos temas religiosos nas grandes mídias. É traçado um quadro das transformações e dos desafios nos estudos em mídia, religião e cultura no Brasil dos anos 2010, por meio da correlação para uma abordagem em torno das mediações do religioso na comunicação midiática e das mediações comunicacionais da religião.

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Biografia do Autor

Magali Nascimento Cunha, Universidade Metodista de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo

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Publicado

2016-03-21

Como Citar

Nascimento Cunha, M. (2016). Elucidações contemporâneas nos estudos brasileiros em mídia e religião: a perspectiva das mediações culturais e comunicacionais. Revista FAMECOS, 23(2), ID22280. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.2.22280

Edição

Seção

Mediação