Destruição criativa de House: Ordem e desordem sob o disfarce de segurança

Autores

  • Hélène Houdayer Université Paul-Valéry

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.1.20892

Palavras-chave:

Ficção, Realidade, Imagem mental

Resumo

Neste trabalho é apresentada a leitura da série House, um programa popular de tema médico televisivo, através do prisma do imaginário. Essa atração transita entre a ficção e a realidade de uma forma que, às vezes, é difícil fazer a distinção entre o que sabemos do ambiente hospitalar e que imagens e palavras sugere. O personagem principal epônimo de House, Dr. Gregory House, apela para o espectador pela sua ambivalência. Na verdade, ele é irri­tante - muitas vezes maldoso, insensível e antipático com os seus pacientes, seus amigos próximos e colegas, sempre burlando as regras do hospital - e cativando pela prática da sua profissão bem como nas relações que ele mantém com os membros da sua equipe. Essa ambivalência faz dele o autor da "destruição criativa''. que nos leva do mundo dos sentimentos a outro, usando as emoções. Dessa forma, o processo dialógico ocorre, o que pode ser percebido usando o enquadramento da interpretação promovida pela sociologia do imaginário, em particular as estruturas elaboradas por Gilbert Durand.

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Biografia do Autor

Hélène Houdayer, Université Paul-Valéry

Professora de Sociologia na Universidade Paul Valéry – Montpellier III.

Referências

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Publicado

2015-05-26

Como Citar

Houdayer, H. (2015). Destruição criativa de House: Ordem e desordem sob o disfarce de segurança. Revista FAMECOS, 22(1), 81–93. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.1.20892

Edição

Seção

Imaginário