Celebridades como ponto de ancoragem na sociedade midiatizada

Autores

  • Vera Regina Veiga França Universidade Federal de Minas Gerais
  • Paula Guimarães Simões Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.3.16397

Palavras-chave:

Celebridades, Experiência, Walter Benjamin

Resumo

O objetivo deste texto é discutir o papel das celebridades na sociedade midiatizada contemporânea, marcada pela fragmentação da experiência. Para tanto, retomamos a noção de experiência de Walter Benjamin e sua reflexão acerca dos choques vivenciados pelos sujeitos, os quais os impulsionam a buscar formas de reconstrução de vínculos na vida cotidiana. O texto procura apontar algumas contradições e ambiguidades no pensamento do autor em relação a esse conceito, com o objetivo de ressaltar um aspecto central: a vivência de choques que marca o indivíduo contemporâneo o impulsiona a buscar diferentes espaços de constituição de vínculos e enraizamentos em sua experiência cotidiana. É entendendo a experiência nesse sentido que buscamos evidenciar o seu papel na edificação das celebridades na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Vera Regina Veiga França, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG e Pesquisadora do GRIS.

Paula Guimarães Simões, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG e Pesquisadora do GRIS.

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Publicado

2015-02-04

Como Citar

França, V. R. V., & Simões, P. G. (2015). Celebridades como ponto de ancoragem na sociedade midiatizada. Revista FAMECOS, 21(3), 1062–1081. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.3.16397

Edição

Seção

Comportamento

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