As semioses do trailer da publicidade à experiência estética

Autores

  • Patrícia de Oliveira Iuva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alexandre Rocha da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.2.13570

Palavras-chave:

Cinema, Trailer, Semiose

Resumo

O artigo As semioses do trailer objetiva desconstruir as interpretações habituais que vinculam o trailer à publicidade para dar a ver também os agenciamentos que o caracterizam como um texto revelador de tendências da experiência audiovisual contemporânea. À luz da desconstrução (Derrida), as dimensões estética e narrativa do trailer, geralmente relegadas a segundo plano diante da publicidade, assumem posição central. Metodologicamente, são analisadas considerando os regimes do visível e do enunciável, propostos por Michel Foucault. O arquivo de que se partiu para tal problematização contém os trailers de Cidadão Kane, de Orson Welles, Psicose, de Alfred Hitchcock e Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick. A análise deste arquivo permitiu reconhecer uma certa autonomia estética do trailer em relação à publicidade, mas também – e sobretudo - em relação ao filme que enuncia.

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Biografia do Autor

Patrícia de Oliveira Iuva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Linha de Linguagem e Culturas da Imagem. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNSINOS), na linha de Mídia e Processos Audiovisuais.

Alexandre Rocha da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), doutorado-sanduíche em Sémiotique - Centre d Étude de La Vie Politique Française (2002) e pós-doutorado na Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2005-6). Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999). Pesquisador do CNPq (bolsista produtividade) e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2013-09-16

Como Citar

Iuva, P. de O., & Silva, A. R. da. (2013). As semioses do trailer da publicidade à experiência estética. Revista FAMECOS, 20(2), 310–337. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.2.13570

Edição

Seção

Cinema

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