As semioses do trailer da publicidade à experiência estética
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.2.13570Palavras-chave:
Cinema, Trailer, SemioseResumo
O artigo As semioses do trailer objetiva desconstruir as interpretações habituais que vinculam o trailer à publicidade para dar a ver também os agenciamentos que o caracterizam como um texto revelador de tendências da experiência audiovisual contemporânea. À luz da desconstrução (Derrida), as dimensões estética e narrativa do trailer, geralmente relegadas a segundo plano diante da publicidade, assumem posição central. Metodologicamente, são analisadas considerando os regimes do visível e do enunciável, propostos por Michel Foucault. O arquivo de que se partiu para tal problematização contém os trailers de Cidadão Kane, de Orson Welles, Psicose, de Alfred Hitchcock e Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick. A análise deste arquivo permitiu reconhecer uma certa autonomia estética do trailer em relação à publicidade, mas também – e sobretudo - em relação ao filme que enuncia.Downloads
Referências
BAMBA, Mohamed. Proposta para uma abordagem crítica do trailer. In: CATANI, Afrânio Mendes; GARCIA, Wilson; FABRIS, Mariarosalia (Org.). Estudos Socine de Cinema: ano VI. São Paulo: Nojosa Edições, 2005, p. 317-324. Disponível em: http://www.socine.org.br/livro/VI_Estudos_Socine.pdf. Acesso em: 18 jul. 2013.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
DELEUZE, Gilles. Kafka, por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
______. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 1989.
______. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2006.
DERRIDA, Jacques. Posições. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 1995.
JOLY, Martine. A imagem e a sua interpretação. Lisboa: Edições 70, 2002.
MARCONDES FILHO, Ciro. O escavador de silêncios. São Paulo: Paulus, 2004.
MURCH, Walter. Num piscar de olhos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
NÖTH, Winfried. Máquinas semióticas. Revista Galáxia, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 51-73, 2001.
______. Panorama da semiótica de Platão a Peirce. São Paulo: Annablume, 2003.
PELBART, Peter P. O tempo não reconciliado. São Paulo: Perspectiva, 2004.
POWELL, Jim. Derrida para principiantes. Buenos Aires: Era Naciente SRL, 1997.
SOARES, Thiago. Videoclipe: o elogio da desarmonia. Recife: Autor, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.