O sujeito e a prensa tipográfica

  • Márcio Souza Gonçalves UERJ
Palavras-chave: Prensa tipográfica, racionalidade, sujeito

Resumo

O artigo, de caráter francamente ensaístico, articula, a partir de diversos autores, uma aproximação entre escrita, prensa tipográfica e racionalidade, levantando a hipótese de que a temática do sujeito, que se encontra no cerne da filosofia moderna, tem em sua origem, além de uma questão epistemológica relativa à fundamentação da verdade, uma nova forma de vivência psicológica, ligada a novos modos de experiência mental tornados possíveis pela impressão, que remetem especificamente para o individualismo, o ponto de vista fixo, a perspectiva e a noção do ato cognitivo como representação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBIER, Fréderic. Histoire du livre. Paris: Armand Colin, 2006.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 1974.

EISENSTEIN, Elizabeth. A revolução da cultura impressa – os primórdios da Europa Moderna. São Paulo: Ática, 1998.

FERRATER MORA, José. Dicionário de filosofia. Lisboa: Dom Quixote, 1982.

GOODY, Jack. La Raison graphique: la domestication de la pensée sauvage. Paris: Minuit, 1979.

______. A lógica da escrita e a organização da sociedade. Lisboa: Edições 70, 1987.

GOODY, Jack; WATT, Ian. As consequências do letramento. São Paulo: Paulistana, 2006.

HAVELOCK, Eric. The Greek Concept of Justice – from its shadow in Homer to its substance in Plato. Cambridge & London: Harvard University Press, 1978.

______. A revolução da escrita na Grécia e suas consequências culturais. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

MEGGS, Philip B.; PURVIS, Alston W. História do design gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

McLUHAN, Marshall. A galáxia de Gutenberg. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977.

______. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2005.

ONG, Walter. Oralidade e cultura escrita: a tecnologização da palavra. Campinas: Papirus, 1998.

TARDE, Gabriel. La logique sociale. Paris: Institut Synthélabo, 1999.

______. Les lois de l’imitation. Paris: Éditions du Seuil, 2001.

Como Citar
Gonçalves, M. S. (2012). O sujeito e a prensa tipográfica. Revista FAMECOS, 19(1), 146-167. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.1.11345
Seção
Jornalismo