Imaginário moderno e o mundo do consumo

Autores

  • Julio Cesar Lemes de Castro Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.3.10963

Palavras-chave:

Imaginário, Modernidade, Consumo.

Resumo

O artigo inicialmente traça, em linhas gerais, o conceito lacaniano de imaginário, mostrando como ele se forma a partir do estádio do espelho e se ramifica em posturas de rivalidade e identificação. Em seguida, é apresentada a ascensão doimaginário na modernidade capitalista, seja na relação com a natureza e o mundo dos objetos, seja nos laços econômicos, sociais e políticos entre os homens. Finalmente, o imaginário moderno é articulado com as posturas de rivalidade eidentificação que governam o mundo do consumo.

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Biografia do Autor

Julio Cesar Lemes de Castro, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Pesquisador de pós-doutorado em Psicologia Social no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP.

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Publicado

2014-01-13

Como Citar

Castro, J. C. L. de. (2014). Imaginário moderno e o mundo do consumo. Revista FAMECOS, 20(3), 603–617. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.3.10963

Edição

Seção

Subjetividade