El dia que me quieras

  • Paulo Braz Clemencio Schettino Universidade de Sorocaba
Palavras-chave: América Latina, colonialismo, latinidade

Resumo

As lembranças que restaram amarelecidas e transformadas pelo decurso do tempo na memória consciente a partir da experiência de espectador das artes sonoras e imagéticas da pintura, do teatro, da música e do cinema sobre as questões da latinidade nas Américas em confronto com a vivência de idêntica problemática política nos dias atuais – 30 anos depois. Revisitação de um tempo passado em busca de sua atualidade, e análise comparada de quatro textos de categorias diferentes, abrigados sob um mesmo título – El Dia Que Me Quieras – em exercício de intertextualidade. A pesquisa que antecedeu o presente texto pretende ao menos compreender e se possível lançar luz sobre a questão da América Latina, Latinidade e Latino-americanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Braz Clemencio Schettino, Universidade de Sorocaba
Graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), graduação em Físico Tecnólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1997) e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002). Pós-Doutoramento em Imagem e Som pela UnB (2010-2011).

Referências

BLIKSTEIN, Izidoro. Kaspar Hauser ou A Fabricação da Realidade. São Paulo: CULTRIX, 1995.

CASTRO, Ruy. Carmen: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

DVD Musicalmente Mercedes Sosa – acústico na Suíça. Show gravado pela televisão suíça (1980). Distribuição brasileira em DVD: Versátil Home Vídeo.

EL DIA QUE ME QUIERAS: Programa do espetáculo teatral – 1980 (acervo do autor da pesquisa).

EL DIA QUE ME QUIERAS/idem – Filme. Direção de John Reinhardt; Roteiro de Alfredo Le Pera; Elenco: Carlos Gardel, Rosita Moreno, Tito Lusiardo, Manuel Pelufo e José L. Tortosa (1935). Distribuição brasileira

em DVD: Classicline.

ENCICLOPEDIA ILUSTRADA DEL CINE. Espanha: Editorial Labor S.A., 1970.

MORAIS, Osvando José de. Grande Sertão: Veredas – O Romance Transformado. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 2000.

MORAIS, Osvando José de, et alli (Orgs). Teorias da Comunicação – Trajetórias Investigativas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

MORAIS, Osvando J. de; SCHETTINO, Paulo B. C. (Orgs.). Teorias da Comunicação Aplicadas – Produção Discente. São Paulo: EDUNISO, 2011.

SCHETTINO, Paulo B. C. Diálogos dobre a Tecnologia do Cinema Brasileiro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.

SCHETTINO, Paulo B. C. Da Pedra ao Nada – A Viagem da Imagem. São Paulo: LCTE Editora, 2009.

SHULMAN, Irving. VALENTINO – A Morte do Amante. Rio de Janeiro: Novo Tempo Edições, 1967.

TODOROV, Tzvetan. A Vida em Comum – ensaio de antropologia geral. Campinas, SP: Papirus, 1996.

Como Citar
Schettino, P. B. C. (2011). El dia que me quieras. Revista FAMECOS, 18(3), 685-699. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.3.10377
Seção
Representação