El dia que me quieras
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.3.10377Palavras-chave:
América Latina, colonialismo, latinidadeResumo
As lembranças que restaram amarelecidas e transformadas pelo decurso do tempo na memória consciente a partir da experiência de espectador das artes sonoras e imagéticas da pintura, do teatro, da música e do cinema sobre as questões da latinidade nas Américas em confronto com a vivência de idêntica problemática política nos dias atuais – 30 anos depois. Revisitação de um tempo passado em busca de sua atualidade, e análise comparada de quatro textos de categorias diferentes, abrigados sob um mesmo título – El Dia Que Me Quieras – em exercício de intertextualidade. A pesquisa que antecedeu o presente texto pretende ao menos compreender e se possível lançar luz sobre a questão da América Latina, Latinidade e Latino-americanos.Downloads
Referências
BLIKSTEIN, Izidoro. Kaspar Hauser ou A Fabricação da Realidade. São Paulo: CULTRIX, 1995.
CASTRO, Ruy. Carmen: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
DVD Musicalmente Mercedes Sosa – acústico na Suíça. Show gravado pela televisão suíça (1980). Distribuição brasileira em DVD: Versátil Home Vídeo.
EL DIA QUE ME QUIERAS: Programa do espetáculo teatral – 1980 (acervo do autor da pesquisa).
EL DIA QUE ME QUIERAS/idem – Filme. Direção de John Reinhardt; Roteiro de Alfredo Le Pera; Elenco: Carlos Gardel, Rosita Moreno, Tito Lusiardo, Manuel Pelufo e José L. Tortosa (1935). Distribuição brasileira
em DVD: Classicline.
ENCICLOPEDIA ILUSTRADA DEL CINE. Espanha: Editorial Labor S.A., 1970.
MORAIS, Osvando José de. Grande Sertão: Veredas – O Romance Transformado. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 2000.
MORAIS, Osvando José de, et alli (Orgs). Teorias da Comunicação – Trajetórias Investigativas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
MORAIS, Osvando J. de; SCHETTINO, Paulo B. C. (Orgs.). Teorias da Comunicação Aplicadas – Produção Discente. São Paulo: EDUNISO, 2011.
SCHETTINO, Paulo B. C. Diálogos dobre a Tecnologia do Cinema Brasileiro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.
SCHETTINO, Paulo B. C. Da Pedra ao Nada – A Viagem da Imagem. São Paulo: LCTE Editora, 2009.
SHULMAN, Irving. VALENTINO – A Morte do Amante. Rio de Janeiro: Novo Tempo Edições, 1967.
TODOROV, Tzvetan. A Vida em Comum – ensaio de antropologia geral. Campinas, SP: Papirus, 1996.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.