Os sentidos do ensino de Filosofia no Ensino Médio: uma abordagem fenomenológica
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.32998Palavras-chave:
ensino de Filosofia. sentido. educação.Resumo
O presente artigo apresenta os resultados obtidos em nossa pesquisa realizada junto ao grupo de estudos Filosofia e Educação/Ensino de Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Alagoas. O objetivo de nossa investigação foi compreender os sentidos que professores e alunos detêm sobre a prática do ensino de Filosofia na qual estes sujeitos estão inseridos. Por meio do método fenomenológico aplicado à pesquisa, descrito por Moreira (2002), realizamos entrevistas das quais recolhemos um conjunto de assertivas significativas com as quais desenvolvemos nosso trabalho. O sentido do ensino de Filosofia aparece nas falas dos sujeitos de nossa pesquisa como compreensão do mundo, como um saber mais, uma abertura para o conhecimento, como capacidade de buscar conhecimentos. Entende-se ainda que esse ensino tem o potencial de auxiliar os estudantes a crescerem pessoalmente e fazerem escolhas mais acertadas. A pesquisa sobre os sentidos do ensino de Filosofia encontra sua razão de ser na contribuição que pode oferecer para a formação dos futuros professores e professoras de Filosofia, trazendo novos elementos para pensar e repensar constantemente a nossa prática.
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