A formação política do pedagogo e os níveis de consciência em Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.32948

Palavras-chave:

Formação política, Pedagogia, Formação de professores, Educação.

Resumo

O objetivo deste artigo é conhecer e analisar o interesse dos/as alunos/as de um curso de Licenciatura em Pedagogia pela formação política que impacta na visão crítica de mundo a partir dos tipos/níveis de consciência identificados por Paulo Freire. A base teórica centra-se em Freire, Gohn, Simson, Fernandes, Trilla etc. É uma pesquisa de cunho qualitativo, descritiva e analítica, do tipo participante. As técnicas envolvidas na construção de dados foram: questionário e entrevistas. A amostragem é de 40 sujeitos que cursam Pedagogia, nos períodos matutino e noturno, no ano de 2018. O lócus da pesquisa foi uma instituição de ensino superior privada no interior do Estado de São Paulo. A análise dos dados foi realizada tomando como categorias os quatro tipos de consciência apontados por Freire (1980), a saber: a consciência mágica, a ingênua, a fanatizada e a crítica. Os resultados veiculados apontam para a necessária e cuidadosa formação profissional de pedagogos em tempos de crise, que sejam conscientes e críticos, participativos e ativos, que se entendam e assumam como sujeitos políticos e capazes de transformação social, pela via pessoal e dos coletivos e quando da participação na formação crítica de crianças, jovens e adultos, no campo da educação formal e não formal.

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Biografia do Autor

Renata Sieiro Fernandes, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Americana, SP.

Pedagoga, mestre, doutora e pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, Campinas, SP, Brasil), docente no programa de Mestrado em Educação e na Graduação em Pedagogia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL, Americana, SP, campus Maria Auxiliadora).

Michele Cristina Batista Barbado, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Americana, SP.

Graduada em Comunicação Social pela Faculdade de Americana (FAM, Americana, SP, Brasil), licencianda em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL, Americana, SP, campus Maria Auxiliadora, Brasil).

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Publicado

2020-01-20

Como Citar

Sieiro Fernandes, R., & Batista Barbado, M. C. (2020). A formação política do pedagogo e os níveis de consciência em Freire. Educação Por Escrito, 11(1), e32948. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.32948

Edição

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Artigos