Projetos de Aprendizagem na Perspectiva do Hibridismo e da Multimodalidade no Contexto da Pedagogia PARFOR: Engajar para Aprender
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.31569Palavras-chave:
Parfor. Pedagogia. Projetos de aprendizagem. Hibridismo. Multimodalidade.Resumo
É comum, quando ministro atividades acadêmicas que abordam as tecnologias digitais, que as alunas inicialmente trazem no discurso: “isto não dá pra fazer”, “na escola não tem equipamento”, “o laboratório não pode ser usado”, etc. Isto evidencia que, muitas vezes, há uma resistência em repensar suas práticas e adotar novas formas de ensinar, considerando o sujeito da aprendizagem que está na sala de aula. O problema de pesquisa é compreender de que forma as alunas do curso de Pedagogia PARFOR se apropriam das tecnologias digitais por meio do engajamento e do desenvolvimento de projetos de aprendizagem na perspectiva do hibridismo e da multimodalidade proporcionando a reinvenção da sua prática docente? Para responder tal questão, a metodologia configura-se como qualitativa, de natureza aplicada e realizará uma análise textual discursiva (MORAES, 2003) das produções das alunas nas atividades realizadas ao longo do semestre. Como principais resultados, os dados evidenciaram uma boa compreensão e um forte engajamento das alunas no que se refere à metodologia de projetos de aprendizagem e, com isso, a superação da resistência em relação às tecnologias digitais inovando nas práticas pedagógicas considerando o hibridismo e a multimodalidade.
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