O ensino com ênfase na aprendizagem colaborativa – reflexão sobre uma experiência na disciplina de teoria do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.30993

Palavras-chave:

Aprendizagem colaborativa., Conhecimento., Educação., Sala de aula invertida

Resumo

O objetivo primordial desse artigo consiste em promover uma reflexão sobre a aprendizagem colaborativa, tendo como motivação uma experiência vivenciada na ação docente, oriunda da aplicação da sala de aula invertida na disciplina de Teoria do Conhecimento. A nossa reflexão é orientada pela seguinte questão: como tornar os estudantes ativos, participativos e responsáveis pela sua aprendizagem do pensamento filosófico? O presente artigo encontra-se estruturado em duas partes. Na primeira, pretendemos fazer uma abordagem sobre os aspectos que caracterizam a aprendizagem colaborativa, bem como explicitar os elementos constitutivos da metodologia sala de aula invertida considerada como uma estratégia para a promoção desse tipo de aprendizagem. Na segunda, o intuito é refletir sobre a referida experiência relacionada à utilização da metodologia sala de aula invertida.

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Biografia do Autor

José Aparecido Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Paraná, PR, Brasil.

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), em São Paulo, SP, Brasil; professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Maringá, PR, Brasil.

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Publicado

2020-11-03

Como Citar

Pereira, J. A. (2020). O ensino com ênfase na aprendizagem colaborativa – reflexão sobre uma experiência na disciplina de teoria do conhecimento. Educação Por Escrito, 11(2), e30993. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.30993

Edição

Seção

Artigos