Uso da Storytelling para a construção e o compartilhamento do conhecimento na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.%2030601

Palavras-chave:

Narrativas digitais, Ensino, Aprendizagem, Tecnologias

Resumo

O artigo apresenta uma discussão sobre como a storytelling (contar uma história ou uma narrativa) sustentada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), pode contribuir para construção e compartilhamento do conhecimento na educação. No decorrer do artigo é apresentada uma breve fundamentação teórica sobre as TIC, storytelling e digital storytelling (narrativas digitais), discutindo aspectos importantes sobre sua inserção na educação com intuito de ajudar no processo de ensino e aprendizagem, facilitando a construção e o compartilhamento do conhecimento. Em seguida, é proposto o uso de ferramentas de apoio para construção de narrativas visando o desenvolvimento tecnológico e cognitivo dos indivíduos inseridos do contexto da educação. Entende-se, após a análise da literatura, que a storytelling e as ferramentas tecnológicas tornam-se aliadas no processo de criação e compartilhamento do conhecimento, promovendo a autonomia dos aprendizes e o aperfeiçoamento da sala de aula por parte dos professores, favorecendo a inclusão desses atores, com o uso da digital storytelling¸ no contexto do educação do século XXI.

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Biografia do Autor

Nelson Tenório, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Maringá, PR, Brasil.

Doutor em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010) com pós-doutorados na IT University e na University of Copenhagen, ambas na Dinamarca; pesquisador visitante na Université de technologie de Troyes (UTT), França; pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Educação (ICETI); docente permanente do Programa de Pós-Graduação Lato sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Universidade Cesumar (UniCesumar).

Letícia Fleig Dal Forno, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Maringá, PR, Brasil.

Doutora pelo Programa de Doutoramento em Educação - Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa (2015); colaboradora/pesquisadora da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação; pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Educação (ICETI); docente permanente do Programa de Pós-Graduação Lato sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Universidade Cesumar (UniCesumar).

Tatiana Carla Faccin, Universidade Cesumar (UniCesumar), Maringá, PR, Brasil.

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Lato sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Universidade Cesumar (UniCesumar) (2017); especialização em Administração,Supervisão e Orientação Educacional (2012) e Educação Especial (2012) pela Faculdade Do Noroeste Paranaense; graduadação em Ciências Biológicas pela Faculdade Ingá (2011) e em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2013).

Fernanda Gozzi, Universidade Cesumar (UniCesumar), Maringá, PR, Brasil.

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Lato sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Universidade Cesumar (UniCesumar) (2018); graduação em Pedagogia pela União Educacional Sulmatogrossense (2008); pesquisadora na linha de práticas educacionais, comunidade de prática e em competências educacionais.

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Publicado

2020-11-03

Como Citar

Tenório, N., Dal Forno, L. F., Faccin, T. C., & Gozzi, F. (2020). Uso da Storytelling para a construção e o compartilhamento do conhecimento na educação. Educação Por Escrito, 11(2), e30601. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2. 30601

Edição

Seção

Artigos