Práticas de leitura de professoras alfabetizadoras: como se ensina a ler?
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.33981Palavras-chave:
Aprendizagem da leitura. Ciclo de alfabetização. Prática de professoresResumo
Esta pesquisa buscou conhecer como tem sido as práticas de professoras alfabetizadoras no ensino da leitura com seus alunos, em turmas do 2°. ano do ensino fundamental de uma escola pública na região sul do estado de Mato Grosso do Sul (MS) que vem obtendo os maiores índices no IDEB no município e nas regiões vizinhas, alcançando 7,3 em 2015, e 6,9 em 2017. O eixo metodológico da pesquisa centra-se na abordagem qualitativa e descritiva a partir de entrevistas e questionário semiestruturado aplicado a três professoras e uma coordenadora da escola mencionada. Os resultados apontam que a escola vem obtendo sucesso nos índices de alfabetização por diversos fatores: as professoras sentem-se confiantes e valorizadas na escola; a figura da coordenadora é multifacetada, atuando como promotora da leitura literária entre os alunos e como articuladora das práticas conjuntas das professoras; a escola investe em simulados e provas semelhantes as cobradas pelo MEC; há propostas de “leitura para casa” desenvolvidas pela coordenação pedagógica. Os resultados da pesquisa indicam que o sucesso das práticas de leitura e escrita não estão relacionam a escolha de um método de ensino ou proposta metodológica definida pela escola, mas por um trabalho que envolve parceria e gestão pedagógica.Downloads
Referências
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