Ambientalização do currículo no Brasil: levantamento de teses e dissertações entre 2011 e 2014

Autores

  • Taís Cristine Ernst Frizzo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.1.25527

Palavras-chave:

Ambientalização, Currículo, Educação ambiental.

Resumo

Este artigo tem como objetivo contribuir com o estado de conhecimento de pesquisas sobre a ambientalização do currículo. As considerações feitas referem se ao levantamento de teses e dissertações que constaram nos bancos da CAPES e do IBICT entre 2011 e 2014. Observou-se que, na educação básica, as pesquisas buscaram compreender como o currículo se relacionava à temática ambiental nas práticas pedagógicas e nas percepções e representações dos atores da instituição. Muitos autores observaram a incorporação das questões ambientais na escola, mas verificaram a necessidade de refletir sobre a existência de uma disciplina de Educação Ambiental. Já as pesquisas realizadas na educação superior objetivaram conhecer disciplinas que abordavam a temática ambiental em diferentes cursos. Dessa forma, acredita-se que o estado do conhecimento pode contribuir nas futuras pesquisas sobre o tema, bem como nas ações de ambientalização nas escolas e nas universidades.

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Publicado

2017-06-29

Como Citar

Ernst Frizzo, T. C. (2017). Ambientalização do currículo no Brasil: levantamento de teses e dissertações entre 2011 e 2014. Educação Por Escrito, 8(1), 67–84. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.1.25527

Edição

Seção

Artigos