A visão dos professores do Atendimento Educacional Especializado acerca do trabalho desenvolvido e formação ofertada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41895

Palavras-chave:

Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Professores

Resumo

Este artigo aborda como professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) compreendem o trabalho realizado junto aos estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE) e a relação desse com a formação ofertada pela Secretaria de Educação. Tem o objetivo de conhecer a visão dos professores do AEE acerca do trabalho desenvolvido e formação ofertada. Baseado nos estudos de Mendes e Malheiro (2012), Vaz (2012) e Baptista (2013), constitutivos no desvelar da atuação e formação dos professores da Educação Especial, assume no âmbito da pesquisa qualitativa a técnica do grupo focal e a aplicação de questionário sobre o perfil de formação profissional. Participaram do grupo focal doze professores de escolas públicas estadual e municipais de Alagoas. Os resultados analisados indicam que aspectos relacionados à constituição do processo identitário e atuação profissional encontra-se baseados na concepção clínica-terapêutica de deficiência e prática profissional centrada, basicamente, na aplicação de recursos pedagógicos e de acessibilidade. Apontam a necessidade de discussão da atuação e formação do professor da Educação Especial, à luz da dimensão sociopolítico-pedagógica do fazer docente.

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Biografia do Autor

Elisangela Leal de Oliveira Mercado, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, AL, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, AL, Brasil; mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, AL, Brasil; graduada em Pedagogia pela de Alagoas (UFAL), em Maceió, AL, Brasil; professora adjunto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, AL, Brasil.

Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, AL, Brasil.

Doutora em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade do Porto (UP - PORTUGAL), em Porto, Portugal; mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa (UFSM), em Santa Maria, RS, Brasil; graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em Rio Claro, SP, Brasil; professora titular da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, AL, Brasil.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Mercado, E. L. de O., & Fumes, N. de L. F. (2021). A visão dos professores do Atendimento Educacional Especializado acerca do trabalho desenvolvido e formação ofertada. Educação Por Escrito, 12(1), e41895. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41895

Edição

Seção

Dossiê: A Formação de professores e a educação inclusiva: avanços, desafios