Práticas de leitura de professoras alfabetizadoras: como se ensina a ler?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.33981

Palavras-chave:

Aprendizagem da leitura. Ciclo de alfabetização. Prática de professores

Resumo

Esta pesquisa buscou conhecer como tem sido as práticas de professoras alfabetizadoras no ensino da leitura com seus alunos, em turmas do 2°. ano do ensino fundamental de uma escola pública na região sul do estado de Mato Grosso do Sul (MS) que vem obtendo os maiores índices no IDEB no município e nas regiões vizinhas, alcançando 7,3 em 2015, e 6,9 em 2017.  O eixo metodológico da pesquisa centra-se na abordagem qualitativa e descritiva a partir de entrevistas e questionário semiestruturado aplicado a três professoras e uma coordenadora da escola mencionada. Os resultados apontam que a escola vem obtendo sucesso nos índices de alfabetização por diversos fatores: as professoras sentem-se confiantes e valorizadas na escola; a figura da coordenadora é multifacetada, atuando como promotora da leitura literária entre os alunos e como articuladora das práticas conjuntas das professoras; a escola investe em simulados e provas semelhantes as cobradas pelo MEC; há propostas de “leitura para casa” desenvolvidas pela coordenação pedagógica.  Os resultados da pesquisa indicam que o sucesso das práticas de leitura e escrita não estão relacionam a escolha de um método de ensino ou proposta metodológica definida pela escola, mas por um trabalho que envolve parceria e gestão pedagógica.

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Biografia do Autor

Luiara Maria da Cruz, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Naviraí, MS.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Naviraí (2015-2018). Pós-Graduada em Especialização em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiências. (Pós Latu Sensus) (2019). Atua como professora da Educação Básica do Estado de Mato Grosso do Sul em Naviraí. Integrante do grupo de pesquisa GEPETE - Grupo de Estudos e Pesquisas em práticas Educativa e Tecnologia Educacional.

Vivianny Bessão de Assis, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Naviraí, MS.

Professora Adjunta do curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus de Naviraí-MS). Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília (SP) (2016) (Bolsa CAPES). Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas (MS) (2009) (Bolsa CAPES). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas (MS).

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Publicado

2020-01-20

Como Citar

da Cruz, L. M., & Assis, V. B. de. (2020). Práticas de leitura de professoras alfabetizadoras: como se ensina a ler?. Educação Por Escrito, 11(1), e33981. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.33981

Edição

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Artigos