A Evasão Escolar em Tempos da Democratização do Ensino Médio Noturno: discussões e reflexões
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.33810Palavras-chave:
Evasão escolar, ensino médio noturno, juventudesResumo
O presente trabalho vem por meio de uma revisão teórica discutir e refletir de maneira geral sobre os aspectos que norteiam o acesso/ permanência/ evasão dos jovens na última etapa da educação básica, com ênfase no ensino médio noturno de caráter regular. Essa etapa foi legitimada pela Constituição Federal do Brasil (1988) e Leis de Diretrizes e Bases da Educação nacional n° 9.934/ 1996, complementada pela lei n°12.796/ 2013. O estudo objetiva analisar a evasão escolar em tempos das reformas educacionais para a democratização do ensino, bem como seus desdobramentos para o Ensino Médio Noturno com o perfil dos atores que o compõem. Para nortear a discussão primeira da temática, baseia-se em autores como Arroyo (1999, 2006), Patto (2010), Dayrell (2013), Togni & Carvalho (2007). Conclui-se que a democratização do ensino médio por meio das escolas noturnas não se concretizou, visto que dimensões histórica, cognitiva, social, afetiva e cultural à investigação da evasão escolar apontam para a reprodução das desigualdades já enraizadas neste substrato da sociedade.Downloads
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