Os sentidos do ensino de Filosofia no Ensino Médio: uma abordagem fenomenológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.32998

Palavras-chave:

ensino de Filosofia. sentido. educação.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados obtidos em nossa pesquisa realizada junto ao grupo de estudos Filosofia e Educação/Ensino de Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Alagoas. O objetivo de nossa investigação foi compreender os sentidos que professores e alunos detêm sobre a prática do ensino de Filosofia na qual estes sujeitos estão inseridos. Por meio do método fenomenológico aplicado à pesquisa, descrito por Moreira (2002), realizamos entrevistas das quais recolhemos um conjunto de assertivas significativas com as quais desenvolvemos nosso trabalho. O sentido do ensino de Filosofia aparece nas falas dos sujeitos de nossa pesquisa como compreensão do mundo, como um saber mais, uma abertura para o conhecimento, como capacidade de buscar conhecimentos. Entende-se ainda que esse ensino tem o potencial de auxiliar os estudantes a crescerem pessoalmente e fazerem escolhas mais acertadas. A pesquisa sobre os sentidos do ensino de Filosofia encontra sua razão de ser na contribuição que pode oferecer para a formação dos futuros professores e professoras de Filosofia, trazendo novos elementos para pensar e repensar constantemente a nossa prática.

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Biografia do Autor

Williams Nunes da Cunha Junior, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, AL

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL, Maceió, AL, Brasil). Professor Assistente (Substituto) na mesma universidade (UFAL, Maceió, AL, Brasil).

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Publicado

2020-04-22

Como Citar

da Cunha Junior, W. N. (2020). Os sentidos do ensino de Filosofia no Ensino Médio: uma abordagem fenomenológica. Educação Por Escrito, 10(2), e32998. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.32998

Edição

Seção

Artigos