A resolução de problemas como prática interdisciplinar na educação: uma proposta epistemetodológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.1.28485

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Educação, Método, Epistemologia

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar a resolução de problemas como uma possibilidade de prática interdisciplinar a partir de uma concepção epistemetodológica, buscando pensar alternativas metodológicas que tornem possível a experimentação da interdisciplinaridade no contexto escolar/acadêmico. A pergunta provocadora e orientadora aqui apresentada é: a concepção epistemológica-metodológica da resolução de problemas é uma alternativa promissora para a construção de práticas interdisciplinares na educação? Este estudo consiste numa pesquisa bibliográfica e exploratória. Metodologicamente, representa uma análise teórica ancorada no método analíticohermenêutico, orientada epistemologicamente por uma perspectiva racionalista, tomada em seu posicionamento crítico-analítico e enfoque da complexidade. Na primeira parte do texto, apresenta-se a concepção epistemológica de Popper (2013; 2008; 2004; 1975), ancorada na proposta do método de conjecturas e refutações que se baseia na criação e resolução de problemas, a partir do qual é possível a construção e reconstrução do conhecimento; e, na segunda parte, apresenta-se a proposta epistemetodológica da colocação e resolução de problemas como possibilidade de prática interdisciplinar nos processos de ensino e aprendizagem, amparados em Pozo (2008)  e Sommermman (2015). A conclusão é que a proposta epistemetodológica da resolução de problemas é uma alternativa promissora para a construção de práticas interdisciplinares na educação, devido ao potencial criativo.

No entanto, não representa apenas a aquisição de ferramentas e procedimentos capazes de gerar soluções quando
aplicados em si mesmos e por si mesmos, já que enquanto método precisa estar associado aos conteúdos de
aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, UPF

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicações em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016). E-mail: [email protected]

Carina Tonieto, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Educação (UPF), Mestre em Educação (UPF/Bolsista Capes), especialista em Gestão Educacional (UFSM), graduada em Filosofia (UPF), pesquisadora e vice-coordenadora no Projeto de Pesquisa  Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios na Universidade de Passo Fundo. Professora do curso de Filosofia e Área de Ética e Conhecimento na UPF e no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/IFRS/Campus de Ibirubá. Dentre suas inúmeras publicações, se destacam pela Editora Mercado de Letras, as obras Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Altair Alberto Fávero e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Altair Alberto Fávero, lançado em 2013) Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Altair Alberto Fávero, lançado em 2011) e Educar o Educador: reflexões sobre formação docente  (em co-autoria com Altair Alberto Fávero, lançado em 2010). E-mail: [email protected]

Bianca Possel, Universidade de Passo Fundo

Graduanda do curso de Filosofia da Universidade de Passo Fundo e bolsista CNPq do Projeto de Pesquisa Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais, coordenado pelo professor doutor Altair Alberto Fávero. E-mail: [email protected]

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BACHELARD, G. O racionalismo aplicado. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuições para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1993.

CASTILLO, J. D. A solução de problemas nos estudos sociais. In: POZO, J. I.; (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 103-137.

ECHEVERRÍA, M. D. P. P.; POZO, J. I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, J. I.; (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 13-41.

POPPER, K. R. Conhecimento objetivo: uma abordagem evolucionária. Belo Horizonte: Itatiaia: São Paulo Editora da Universidade de São Paulo, 1975.

POPPER, K. R. A lógica das ciências sociais. 3. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004.

POPPER, K. R. Conjecturas e refutações: o progresso do conhecimento científico. 5. ed. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2008.

POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 2013.

POZO, J. I. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.

POZO, J. I.; GOMÉZ CRESPO, M. A. A solução de problemas nas ciências da natureza. In: POZO, J. I.; (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 67-98.

SOMMERMAN, A. Objeto, método e finalidade da interdisciplinaridade. In: PHILIPPI JR., A.; FERNANDES, V.; (Org.). Práticas da interdisciplinaridade no ensino e na pesquisa. Barueri/SP: Manole, 2015. p. 165-212.

TELLO, C. Las epistemologias de la política educativa: vigilancia y posicionamento epistemológico del investigador en política educativa. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 53-66, jan.-jun. 2012.

Downloads

Publicado

2018-07-17

Como Citar

Fávero, A. A., Tonieto, C., & Possel, B. (2018). A resolução de problemas como prática interdisciplinar na educação: uma proposta epistemetodológica. Educação Por Escrito, 9(1), 41–53. https://doi.org/10.15448/2179-8435.1.28485

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)