Promover competências em contexto educativo: estudo de três propostas de intervenção

  • Maria Isabel Simões Dias Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Portugal)
Palavras-chave: Competências. Contexto educativo. Programas de intervenção.

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir sobre a promoção de competências em contexto educativo, apresentando três propostas de intervenção psicoeducativa, o Programa Going for the Goal – GOAL (DANISH, MEYER, MASH, HOWARD, CURL, OWENS e KENDALL, 1992), o Programa de Promoção de Competências Sociais (MATOS, SILVA, ALÃO, ALVES, SAMPAIO e CARVALHO, 1997) e o Programa Instrutivo para a
Educação e Libertação Emocional – PIELE (HERNÁNDEZ e HERNANDÉZ, 2001). Visando o desenvolvimento pessoal e social dos seus participantes (crianças e jovens), estes programas recorrem a pequenas peças/histórias,
à expressão corporal e à dramatização para o ensino/aprendizagem de competências transversais. Assumindo uma metodologia interventiva contextualizada e ativa, defendem o formador como um facilitador das aprendizagens que centra a sua atenção nos sujeitos aprendentes. Tendo sido implementados em contexto educativo nos EUA e na Europa, os dados da avaliação da sua eficácia revelam ganhos ao nível do desenvolvimento de valores prósociais, do bem-estar, da aquisição de comportamentos sociais e da autovalorização. Essas evidências induzem-nos a acreditar que serão propostas de promoção de competências a conhecer e a utilizar em contexto educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabel Simões Dias, Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Portugal)

Doutorada em Psicologia pela Universidade de Aveiro (Portugal). Docente (professora adjunta) no Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (IPL-ESECS) e elemento do Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV/Institutos Politécnicos de Santarém e Leiria) e da comissão científica do Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação - NIDE-IPL (Portugal).

Referências

ALBERTO, Isabel. Avaliação da perturbação pós-stress traumático (PTSD) e suas consequências psicológicas em crianças e adolescentes vítimas de mau trato. 1999.

Tese (Doutoramento em Psicologia – Avaliação Psicológica) – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2011.

ALMEIDA, Leandro; MORAIS, Fátima. Programa Promoção Cognitiva. Braga: Psiquilibros Edições, 2004.

ARÁNDIGA, Antonio; TORTOSA; Consol. Programa de refuerzo de las habilidades sociales III. Madrid: EOS Gabinete de Orientación, 2003.

BRUNELLE, Jaime; DANISH, Steven; FORNERIS, Tanya. The impact of a sport-based life skill program on adolescent prosocial values. Applied Development Sciences, v. 11, n. 1, p. 43-55, 2007.

CRUZ, José; DIAS, Cláudia; GOMES, Rui; CARDOSO, Mariana; GOMES, Daniela; OLIVEIRA, Helena; PEREIRA, Manuel; ALVES, André. Lutar por objectivos: manual do formador. Braga: Universidade do Minho, 1998a.

CRUZ, José; DIAS, Cláudia; GOMES, Rui; CARDOSO, Mariana; GOMES, Daniela; OLIVEIRA, Helena; PEREIRA, Manuel; ALVES, André. Lutar por objectivos: manual do estudante. Braga: Universidade do Minho, 1998b.

CRUZ, Maria; MAZAIRA, Maria. DAS – Programa de Desenvolvimento Sócio-afectivo. Vila Nova de Gaia: Edipsico, 2001.

DANISH, Steven. Going for the goal: a life skills program for adolescents. In: ALBEE, G.; GULLOTTA, T. (Ed.). Primary prevention works. London: Sage Publications, Inc., 1997. Vol. 6. p. 291-312.

DANISH, Steven. Interventions for enhancing adolescents’ life skills. The Human Psychologist, v. 24, p. 365-381, 1996.

DANISH, Steven; MASH, Mark; HOWARD, Catherine; CURL, Sherman; MEYER, Aleta; OWENS, Susanna; KENDALL, Kristine. Going for the goal leader manual. Virginia: Virginia Commonwealth University, Department of Psychology, 1992a.

DANISH, Steven; MASH, Mark; HOWARD, Catherine; CURL, Sherman; MEYER, Aleta; OWENS, Susanna; KENDALL, Kristine. Going for the goal student activity manual. Virginia: Virginia Commonwealth University, Department of Psychology, 1992b.

DANISH, Steven; NELLEN, Valerie; OWENS, Susanna. Teaching life skills through sport: Community – based programs for adolescents. In: Van RAALTE, J. L; BREWER, B. W. (Ed.). Exploring Sport and Exercise Psychology. Washington DC: American Psychological Association, 1996. p. 205-224.

DANISH, Steven; NELLEN, Valerie. New roles for sport psychologists: teaching life skills through sport to at-risk youth. Quest, v. 49, p. 100-113, 1997.

DIAS, Cláudia; CRUZ, José; DANISH, Steven. O desporto como contexto para a aprendizagem e ensino de competências de vida: programas de intervenção para crianças e adolescentes. Análise Psicológica, v. XIX, n. 1, p. 157-170, 2001.

DIAS, Isabel. Promoção de competências em educação. Leiria: INDEA-Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados e Instituto Politécnico de Leiria, 2009.

DIAS, Isabel. Programa GOAL: lutar pelos objectivos na adolescência. In: Experiências e intervenções em psicologia da saúde. Algarve: Edições Centro Universitário de Investigação em Psicologia, fev. 2009. p. 1244-1250.

DIAS, Isabel. Promoção de competências pessoais e sociais – o exemplo do Programa GOAL. In: Actas do VII COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES (III COLÓQUI LUSO-BRASIEIRO), 2006. Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd)/Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2006. p. 936-948.

DIAS, Isabel. Programa Going for the goal/“Lutar pelos objectivos” – um programa de competências de vida aplicado a crianças do 4º ano de escolaridade. Tese (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, 2003.

DIAS, Isabel; CRUZ, José. Programa Goal: Going for the goal/Lutar por objectivos: um programa de competências de vida no ensino básico. In: Actas da CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DO DESPORTO & EXERCÍCIO, 2007. Braga: Universidade do Minho, 2007. p. 125-133.

HERNÁNDEZ, Pedro; HERNÁNDEZ, Maria Dolores. PIELE – Programa Instrutivo para a Educação e Libertação Emocional. Lisboa: CEGOC-TEA, 2001.

MATOS, Margarida. Comunicação, gestão de conflitos e saúde na escola. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana Edições, 2005.

MATOS, Margarida. Comunicação e gestão de conflitos na escola. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana Edições, 1998.

MATOS, Margarida (Coord.). Programa de promoção de competências sociais: manual de utilização. Lisboa: PPES-Ministério da Educação, 1997.

MATOS, Margarida. Perturbações do comportamento social. 1993. Tese (Doutoramento em Necessidades Especiais e Reabilitação) – Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Lisboa, 1993.

MATOS, Margarida; SIMÕES, Celeste; CARVALHOSA, Susana. Desenvolvimento de competências de vida na prevenção do desajustamento social. Faculdade de Motricidade Humana/Instituto de Reinserção Social-Ministério da Justiça, 2000.

MATOS, Margarida; TOMÉ, Gina (Org.). Aventura Social: promoção de competências e do capital social para o empreendedorismo com saúde na escola e na comunidade. Lisboa: Placebo, 2012.

MOREIRA, Paulo. Crescer a brincar. Coimbra: Quarteto, 2001.

NOGUEIRA, Sara. As relações recíprocas de amizade como factor de desenvolvimento sócio-cognitivo: a competência social em crianças do 4º ano de escolaridade. 2000. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento) – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2000.

PAMPLIEGA, Ana; PÉREZ, Manuel. Programa “Deusto 14-16”: desarollo de habilidades sociales. Bilbau: Mensajero, 1997.

SANCHO, Javier; SÁNCHEZ, José. Aprender con autoperguntas. Programa de entrenamiento para alunnos de secundaria. Madrid: CEPE, 2006.

VEIGA, Feliciano. Escala de autoconceito: adaptação portuguesa do Piers – Harris Children’s Self-Concept Scale. Psicologia, v. VII, n. 3, p. 275-284, 1989.

Publicado
2014-06-26
Como Citar
Dias, M. I. S. (2014). Promover competências em contexto educativo: estudo de três propostas de intervenção. Educação Por Escrito, 5(1), 80-97. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.1.16596
Seção
Artigos