Perspectivas da educação física para a população idosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2357-9641.2019.2.32570

Palavras-chave:

Educação física, Idosos, Exercício físico, Atividade física, Estilo de vida.

Resumo

OBJETIVOS: Caracterizar: i) o papel da educação física na população idosa, ii) os programas e as propostas de exercício físico que são utilizados no Brasil nos últimos 10 anos e iii) as perspectivas da educação física na população idosa. DELINEAMENTO: Revisão de literatura e resumos de Anais (2007-2017) conduzidos nas bases PubMed, MEDLINE, SciELO e Scholar-Google por meio dos seguintes descritores: exercício físico, educação física, expectativa de vida, anos de vida saudável, entre outros. Livros com teor científico também foram consultados. Após, realizou-se uma análise crítica sobre os estudos encontrados na forma de texto descritivo. CONCLUSÃO: A educação física tem reconhecida pertinência no envelhecimento, sendo que novas perspectivas se estabelecem no empoderamento político e social em promoção da saúde no idoso. Os programas de atividade física carecem alargar oportunidades e evidenciar resultados de efetividade/eficácia.

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Biografia do Autor

Clarissa Biehl-Printes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS

Docente Convidada do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Fabiane de Oliveira Brauner, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS

Pesquisadora, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Newton Luiz Terra, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS

Diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2019-09-09

Como Citar

Biehl-Printes, C., Brauner, F. de O., & Terra, N. L. (2019). Perspectivas da educação física para a população idosa. PAJAR - Pan-American Journal of Aging Research, 7(2), e32570. https://doi.org/10.15448/2357-9641.2019.2.32570

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