ANÁFORA INDIRETA E PRODUÇÃO DE SENTIDO EM REDAÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Hélio Rodrigues Júnior PUC-SP

Palabras clave:

Referenciação, Anáfora indireta, Construção de sentido.

Resumen

Este artigo trata da referenciação, sobretudo daquela constituída implicitamente, ocorrida por anáforas indiretas, em produções textuais de alunos do Ensino Fundamental. Partindo dos estudos situados no campo da Linguística Textual, como fazem Mondada e Dubois (2003), Koch (2002, 2003, 2004, 2005, 2006), Marcuschi (2003, 2005, 2007) e Schwarz (2007), temos como objetivo analisar a contribuição das anáforas indiretas para a construção do sentido. O corpus desse trabalho constitui-se de trinta e cinco textos escritos por alunos da 8ª. série (atual 9º. ano), para análise desse processo. Considerando os dados analisados, os produtores de textos fazem uso de referências implícitas, levando o leitor/ouvinte a processar o sentido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hélio Rodrigues Júnior, PUC-SP

Mestrando em Língua Portuguesa na PUC-SP

Publicado

2011-01-24

Cómo citar

Rodrigues Júnior, H. (2011). ANÁFORA INDIRETA E PRODUÇÃO DE SENTIDO EM REDAÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Letrônica, 3(2), 71–80. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/7353

Número

Sección

Artículos