Os saberes e a construção das identidades na escola: uma análise discursiva a partir da crônica “Os grandes contra os pequenos”, de Rubem Alves

Autores/as

  • Carolina Coeli Rodrigues Batista Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

Escola, identidade, saber, jogos de verdade, sujeito-aluno

Resumen

O trabalho visa a uma análise discursiva sobre o modo como ocorre a construção da identidade de sujeito-aluno a partir dos jogos de verdade dos quais a instituição escola se apropria com a finalidade de “docilizá-lo”. Para tanto, utilizamos a crônica “Os grandes contra os pequenos”, do autor Rubem Alves, a fim de ilustrar esse processo de docilização e subjetivação dos indivíduos em “alunos”. Para a análise, nos baseamos fundamentalmente na Análise de Discurso de linha francesa, principalmente nas teorizações dos estudiosos Pêcheux e Foucault.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina Coeli Rodrigues Batista, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Letras, com ênfase em Análise do Discurso, pela Universidade Federal da Paraíba

Publicado

2011-01-24

Cómo citar

Batista, C. C. R. (2011). Os saberes e a construção das identidades na escola: uma análise discursiva a partir da crônica “Os grandes contra os pequenos”, de Rubem Alves. Letrônica, 3(2), 2–16. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/7344

Número

Sección

Artículos