Didi-Huberman e a escrita: ensaiar o ver entre a imagem e o conceito
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33501Palabras clave:
Didi-Huberman, Imagem-dialética, Ensaio, Testemunho, Memória, Partilha.Resumen
O presente artigo tem como objetivo tecer uma leitura entre dois livros do filósofo e historiador da arte francês, Georges Didi-Huberman. Cascas (2017), publicado em 2011 na língua original, traz uma narrativa em primeira pessoa de uma visita do autor aos campos de concentração de Auschwitz-Birkenau. O segundo livro, Essayer Voir (2014), ainda sem tradução para o português, configura um processo ensaístico escrito em uma linguagem técnica e impessoal, que toca contudo no mesmo tema do primeiro: as imagens e a herança de Auschwitz. O diálogo entre os dois livros procura mostrar como Didi-Huberman elabora e entra em defesa de seu conceito de imagem enquanto potência dialética e força histórica, desenvolvido a partir de sua leitura de obras como a de Walter Benjamin, Primo Levi e Aharon Appelfeld. Junto a isso, o artigo desenvolve as alternativas propostas pelo autor à seguinte pergunta: de que maneira podemos resistir à barbárie?Descargas
Citas
ADORNO, Theodor W. Dialética Negativa. Trad.: Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
ALLOA, Emmanuel. La pensée phasme. Revue Europe, nº 1069, p. 68-78, maio 2018.
BARRENTO, João. O gênero intranquilo: anatomia do ensaio e do fragmento. Assírio e Alvim, 2010.
BENJAMIN, Walter. Origine du drame barroque allemand. Éditions Flammarion, 2009.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Essayer Voir. Paris: Éditions de Minuit, 2014.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Libres yeux de l’histoire. Revue Europe, nº 1069, p. 18-30, maio 2018.
LEMAIRE, Jean-Pierre. FIgure Humaine. Paris: Éditions Gallimard, 2008.
LEVI, Primo. É isto um homem? Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1976.
PIC, Muriel. Qu’est-ce que s’orienter dans les images? Revue Europe, nº 1069, p. 3-17, maio 2018.
SOMAINI, Antonio. Montage et anachronisme. Revue Europe, nº 1069, p.54-66, maio 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.