Imagens de quem escreve: entrenotas sobre o lugar do escritor

Autores/as

  • André Magri Ribeiro de Melo Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Programa de Pós- Graduação em Letras: Estudos Literários, Belo Horizonte, MG http://orcid.org/0000-0001-5410-9317

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33500

Palabras clave:

Fotografia. Literatura. Crítica biográfica. Crítica iconográfica. Literatura brasileira.

Resumen

O diálogo entre diferentes artes é uma das marcas da teoria e da crítica literária e cultural contemporânea, interessadas no caráter interdisciplinar dos fenômenos culturais e objetos artísticos. Nesse ensaio, analiso alguns aspectos da relação entre imagem e palavra na obra fotobiográfica O lugar do escritor, do fotógrafo Eder Chiodetto. A partir da leitura de algumas fotos e comentários dos escritores, proponho conexões entre as noções de punctum e biografema, nos termos de Roland Barthes, que operam em estreita relação com a dissolução de fronteiras rígidas na estética contemporânea, quer seja no âmbito da crítica biográfica ou iconográfica. Concluo a discussão realçando a impureza e efemeridade como aspectos basilares do trabalho de Chiodetto, cuja originalidade e beleza estão apartadas da linearidade, do sequenciamento ortodoxo e da consecução objetiva. A morte – captada pelo flash da câmera – e a vida – reinventada em fragmentos de si entregues pelos escritores – estão implicadas uma na outra, duplamente contaminadas.

PALAVRAS-CHAVE: Fotografia e Literatura; Crítica biográfica; Crítica Iconográfica; Literatura Brasileira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Magri Ribeiro de Melo, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Programa de Pós- Graduação em Letras: Estudos Literários, Belo Horizonte, MG

Mestre em Educação também pela Universidade NFederal de Minas Gerais (UFMG). Doutorando em Estudos Literários, com ênfase em Literatura Brasileira, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários (Pós-Lit), da UFMG. Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), onde também atua como Professor da Pós-graduação na área de
Docência na Educação Profissional e Tecnológica.

Citas

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira (Saraiva de bolso), 2012.

BARTHES, Roland. Sade, Fourier e Loyola. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CHIODETTO, Eder. O lugar do escritor. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil Platôs. v. 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

DERRIDA, Jacques. O olho da Universidade. São Paulo: Estação, Liberdade, 1999.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017.

FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia e a história.

In:FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 6ª edição, 1986.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro, José Olympio, 1979, p. 77-78.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

SOUZA, Eneida Maria de. Crítica cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

SOUZA, Eneida Maria de. Janelas Indiscretas: ensaios de crítica biográfica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

Publicado

2019-12-16

Cómo citar

Ribeiro de Melo, A. M. (2019). Imagens de quem escreve: entrenotas sobre o lugar do escritor. Letrônica, 12(3), e33500. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33500