A compreensão oral e leitora dos níveis micro e macroestruturais de narrativas por indivíduos com lesão de hemisfério esquerdo e controles: um estudo piloto

Autores

  • Sabrine Amaral Martins Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Lisandra Rutkoski Rodrigues Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Loureiro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26409

Palavras-chave:

Compreensão leitora, Compreensão oral, Lesão de hemisfério esquerdo, Narrativa, AVE.

Resumo

As lesões cerebrais advindas de acidentes vasculares encefálicos (AVEs) podem causar prejuízos na compreensão dos níveis de micro e macroestrutura de narrativas, acarretando dificuldades na vida dos indivíduos. Por isso, o presente artigo tem por objetivo apresentar dados de um estudo piloto que averiguou o desempenho de quatro indivíduos com lesão de hemisfério esquerdo e quatro indivíduos saudáveis na compreensão oral e leitora dos níveis micro e macroestruturais de narrativas. Foram aplicadas narrativas curtas, nas modalidades oral e escrita, seguidas de perguntas de compreensão. Na comparação entre os grupos e as modalidades, os resultados não mostraram diferenças estatísticas significativas. Qualitativamente, houve melhor desempenho de ambos os grupos nas tarefas de compreensão oral. Quanto à macroestrutura, o desempenho dos grupos foi inferior a 50%. Os dados corroboram achados da literatura, que se mostram ainda inconclusivos quanto à compreensão leitora e oral de narrativas por indivíduos com lesão cerebral, e quanto ao impacto das duas modalidades de apresentação dos textos na compreensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrine Amaral Martins, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Letras - Linguística, com ênfase em Neuropsicolinguística. É bolsista integral do CNPQ (Conselho Nacional de Pesquisa) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Lisandra Rutkoski Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Letras - Linguística, com ênfase em Neuropsicolinguística. É bolsista integral da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

Fernanda Loureiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós-Doutoranda em Gerontologia Biomédica. É bolsista do  Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Referências

ALMEIDA, Osvaldo P.; ALMEIDA, Shirley A. Short versions of the geriatric depression scale: a study of their validity for the diagnosis of a major depressive episode according to ICD-10 and DSM-IV. International Journal of Geriatric Psychiatry, v. 14, n. 10, p. 858-865, 1999.

ALUISIO, Sandra et al. Readability assessment for text simplification. Proceedings of the NAACL HLT 2010 Fifth Workshop on Innovative Use of NLP for Building Educational Applications – Association for Computational Linguistics, 2010. p. 1-9.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE PESQUISA. Critério de classificação econômica Brasil, 2015. Disponível em: <http://www.abep.org/criterio-brasil>. Acesso em: 20 set. 2016.

BRITTO, Gilberto N. O. et al. Lateral preferences in Brazilian adults: an analysis with the Edinburgh Inventory. Cortex, v. 25, n. 1, p. 403-415, 1989.

BROOKSHIRE, Robert H.; NICHOLAS, Linda. E. Comprehension of directly and indirectly stated main ideas and details in discourse by brain-damaged and non-brain-damaged listeners. Brain and language, v. 21, n. 1, p. 21–36, 1984.

CHAPMAN, Sandra Bond; ULATOWSKA, Hanna K. Methodology for discourse management in the treatment of aphasia. Clinics in Communication disorders, v. 2, n. 1, p. 64-81, 1992.

CHAVES, Márcia Lorena Fagundes; IZQUIERDO, Ivan. Differential diagnosis between dementia and depression: a study of efficiency increment. Acta Neurologica Scandinavica, v. 85, n. 6, p. 378-382, 1992.

DIXON, Roger A. et al. Text recall in adulthood as a function of level of information, input modality, and delay interval. Journal of Gerontology, n. 37, p. 358-364, 1982.

DRESSLER, Wolfgang U.; PLEH, Csaba. On text disturbances in aphasia. In: DRESSLER, W.U., STARK, J. A. (Ed.). Linguistic analyses of aphasic language. New York: Springer-Verlag, 1988. p. 151-178.

FONSECA, Rochele Paz et al. Métodos em avaliação neuropsicológica. In: LANDEIRAFERNANDEZ,Jesus; FUKUJIMA, Sergio Sheiji (Org.). Métodos em neurociência. São Paulo: Manole, 2012. p. 266-296.

GERGEN, Kenneth J.; GERGEN, Mary M. Narrative and the Self as Relationship. Advances in Experimental Social Psychology, v. 21, n. C, p. 17-56, 1988.

GLOSSER, Guila; DESER, Toni. Patterns of discourse production among neurological patients with fluent language disorders. Brain and Language, v. 40, n. 1, p. 67-88, 1991.

GONZALEZ-FERNANDEZ, Marlís et al. Formal education, socioeconomic status, and the severity of aphasia after stroke. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, v. 92, n. 11, p. 1809-1813, 2011.

GREEN, Ruth. Remembering ideas from text: the effect of modality of presentation. British Journal of Educational Psychology, n. 51, p. 83-89, 1981.

HABERMAS, Tilmann; BLUCK, Susan. Getting a life: The emergence of the life story in adolescence. Psychological Bulletin, v. 126, p. 748-769, 2000.

HUBER, Walter. Text comprehension and production in aphasia: Analysis in terms of micro- and macrostructure. In: JOANETTE, Yves; BROWNELL, Hiram H. (Ed.). Discourse ability and brain damage: Theoretical and empirical perspective. New York, NY: Springer- Verlag, 1990. p. 154-179.

KAMAKURA, Wagner; MAZZON, José Afonso. Estratificação Socioeconômica e Consumo no Brasil. São Paulo: Edgard Blucher, 2013.

KINTSCH, Walter; KOZMINSKY, Ely. Summarizing stories after reading and listening. Journal of Educational Psychology, v. 69, n. 5, p. 491-499, 1977.

KOCH, Ingedore Villaça; CUNHA-LIMA, Maria Luiza. Do cognitivismo ao sociocognitivismo. In: MUSSALIN, Fernanda; BENTES, Anna Christina. Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos, v. 3. São Paulo: Cortez, 2004. p. 251-300.

LUND, Randall J. A comparison of second language listening and reading comprehension. The Modern Language Journal, n. 75, p. 196-204, 1991.

MOYER, Jessica Emily. “Teens today don´t read books anymore”: A study of differences in comprehension and interest across formats. 2011. 184f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade de Minnesota, MN, Minnesota, 2011.

NICHOLAS, Linda E.; BROOKSHIRE, Robert H. A system for quantifying the informativeness and efficiency of the connected speech of adults with aphasia. Journal of speech and hearing research, v. 36, n. 2, p. 338–350, 1993.

ORTIZ, Karin Zazo. Distúrbios Neurológicos Adquiridos: Linguagem e Cognição, 2. ed, Baurueri, SP: Manole, 2010.

ORTIZ, Karin Zazo; OSBORN, Ellen; CHIARI, Brasília Maria. O teste M1-alpha como instrumento para avaliação da afasia. Pró-Fono; v. 5, n. 1, p. 23-9, 1993.

PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta et al. Bateria Montreal-Toulouse de Avaliação da Linguagem – Bateria MTL-Brasil. São Paulo: Vetor, 2016.

PAWLOWSKI, Josiane et al. The influence of reading and writing habits associated with education on the neuropsychological performance of Brazilian adults. Reading & Writing, n. 25, p. 2275-2289, 2012.

PIERCE, Robert. S.; GROGAN, Susan. Improving listening comprehension for narratives. Clinics in communication disorders: Aphasia. Reading, v. 2, n. 1, p. 54-63, 1992.

ROGOWSKY, Beth A.; CALHOUN, Barbara M.; TALLAL, Paula. Does Modality Matter? The Effects of Reading, Listening and Dual Modality on Comprehension. SAGE Open, v. 6, n. 3, 2016.

SACHS, Jacqueline S. Memory in reading and listening to discourse. Memory & Cognition, n. 2, p. 95-100, 1974.

SPRINGER, Luise. Therapeutic approaches in aphasia rehabilitation. In: STEEMER, Brigitte; WHITAKER, Harry. Handbook of the neuroscience of language. USA: Academic Press, 2008. p. 397-405.

ULATOWSKA, Hanna K.; CHAPMAN, Sandra Bond. Macrostructure in aphasia. In: BLOOM, Ronald L. et al. (Ed.). Discourse analysis and applications: Studies in adult clinical populations. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1994. p. 29-46.

ULATOWSKA, Hanna K.; CHAPMAN, Sandra Bond. Language and studies and dementia. In: LUBINSKI, R. (Ed.). Dementia in communication: research and clinical implications. Philadelphia: BC Decker, 1991. p. 90-112.

ULATOWSKA, Hanna K. et al. Production and comprehension in aphasia: gains and pitfalls in using macrostructure tasks in Aesop’s fables. International Journal of Speech-Language Pathology, v. 15, n. 6, p. 634-642, 2013.

______. Production of narrative discourse in aphasia. Brain and language, v. 19, n. 2, p. 317-334, 1983.

ULATOWSKA, Hanna K.; NORTH, Alvin J.; MACALUSO-HAYNES, Sara. Production of narratives and procedural discourse in aphasia. Brain and Language, v. 13, p. 345-371, 1981.

ULATOWSKA, Hanna K.; SADOWSKA, Maria. Some observations on aphasic texts. In: HWANG, S. J., MERRIFIELD, W. R. (Ed.). Language in context: Essays for Robert E. Longacre. Arlington: The Summer institute of Linguistics and the University of Texas at Arlington, 1992. p. 51-66.

van DEN BROEK, Paul. Comprehension and memory of narrative texts: Inferences and coherence. In: GERNSBACHER, Morton Ann (Org.). Handbook of psycholinguistics, San Diego, CA: Academic Press, 1994. p. 539–588.

van DIJK, Teun A. Narrative macrostructures: cognitive and logical foundations. PTL: A Journal for Descriptive Poetics and Theory of Literature, v. 1, p. 547-568, 1976.

WEGNER, Martha L.; BROOKSHIRE, Robert H.; NICHOLAS, L. E.Comprehension of main ideas and details in coherent and noncoherent discourse by aphasic and nonaphasic listeners. Brain and Language, v. 21, n. 1, p. 37–51, 1984.

Downloads

Publicado

2018-03-23

Como Citar

Martins, S. A., Rodrigues, L. R., & Loureiro, F. (2018). A compreensão oral e leitora dos níveis micro e macroestruturais de narrativas por indivíduos com lesão de hemisfério esquerdo e controles: um estudo piloto. Letrônica, 10(2), 659–671. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26409