A elisão no dialeto pessoense

Autores

  • Rafaela Veloso Machado UFPB

Palavras-chave:

elisão, acento, extensão da palavra, fatores lingüísticos

Resumo

Este artigo se detém sobre a descrição do processo de elisão da vogal /a/ na variedade pessoense do Português Brasileiro. A análise implementada fundamenta-se no modelo teórico-metodológico da Sociolingüística Quantitativa. Neste texto, o foco incide sobre as questões estruturais que norteiam a aplicação do processo. Os resultados obtidos mostram que as restrições lingüísticas – extensão da primeira palavra da seqüência, acento, tipo de palavra, constituintes prosódicos e qualidade da vogal – apresentam-se como as mais relevantes à aplicação da elisão, revelando-se, portanto, como um processo sem grandes determinantes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Veloso Machado, UFPB

Possui graduação no Curso de Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e é Mestre em Lingüística, pelo Programa de Pós-graduação em Lingüística (Proling), dessa mesma universidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística e Sociolingüística.

Downloads

Publicado

2009-12-23

Como Citar

Machado, R. V. (2009). A elisão no dialeto pessoense. Letrônica, 2(2), 86–100. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/5108