A elisão no dialeto pessoense

Autores/as

  • Rafaela Veloso Machado UFPB

Palabras clave:

elisão, acento, extensão da palavra, fatores lingüísticos

Resumen

Este artigo se detém sobre a descrição do processo de elisão da vogal /a/ na variedade pessoense do Português Brasileiro. A análise implementada fundamenta-se no modelo teórico-metodológico da Sociolingüística Quantitativa. Neste texto, o foco incide sobre as questões estruturais que norteiam a aplicação do processo. Os resultados obtidos mostram que as restrições lingüísticas – extensão da primeira palavra da seqüência, acento, tipo de palavra, constituintes prosódicos e qualidade da vogal – apresentam-se como as mais relevantes à aplicação da elisão, revelando-se, portanto, como um processo sem grandes determinantes sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafaela Veloso Machado, UFPB

Possui graduação no Curso de Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e é Mestre em Lingüística, pelo Programa de Pós-graduação em Lingüística (Proling), dessa mesma universidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística e Sociolingüística.

Publicado

2009-12-23

Cómo citar

Machado, R. V. (2009). A elisão no dialeto pessoense. Letrônica, 2(2), 86–100. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/5108