A elisão no dialeto pessoense
Palavras-chave:
elisão, acento, extensão da palavra, fatores lingüísticosResumo
Este artigo se detém sobre a descrição do processo de elisão da vogal /a/ na variedade pessoense do Português Brasileiro. A análise implementada fundamenta-se no modelo teórico-metodológico da Sociolingüística Quantitativa. Neste texto, o foco incide sobre as questões estruturais que norteiam a aplicação do processo. Os resultados obtidos mostram que as restrições lingüísticas – extensão da primeira palavra da seqüência, acento, tipo de palavra, constituintes prosódicos e qualidade da vogal – apresentam-se como as mais relevantes à aplicação da elisão, revelando-se, portanto, como um processo sem grandes determinantes sociais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.