O que acontece quando a família lê para as crianças?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44179

Palavras-chave:

Família, Educação literária, Leitura, Mediador de leitura, Formação

Resumo

Neste artigo, o nosso foco centra-se no papel da família, enquanto promotora da leitura e da educação literária, junto das crianças. Daremos também atenção a alguns programas de formação para a família, que visam dotá-la de conhecimentos e de competências para o fomento da leitura e da educação literária. Os objetivos deste breve trabalho são compreender a importância da família na promoção, junto das suas crianças, da leitura e da educação literária e conhecer alguns programas de formação para a família, enquanto mediadora de leitura. O trabalho assenta numa metodologia de pesquisa bibliográfica e de pesquisa documental. Os resultados da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental apontam para um entendimento, cada vez mais consistente, da família como mediadora e promotora da leitura e da educação literária e para a existência, no âmbito de distintas instâncias, do foro público e privado, de programas de formação para a família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Balça, Universidade de Évora

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora, onde é Professora Auxiliar com Agregação e Diretora do Departamento de Pedagogia e Educação. Investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) – Universidade do Minho. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses pela NOVA FCSH – Universidade Nova de Lisboa. Integra a Comissão de Curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Professora Visitante da UNESP, São Paulo, Brasil. Investiga e publica na área da educação literária, formação de leitores, literatura para a infância, ensino da língua materna e bibliotecas escolares.

Referências

AOS EDUCADORES: Leitura em Vai e Vem. Educação pré-escolar. PNL2027, Lisboa, c2020. Disponível em: www.pnl2027.gov.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=444&fileName=LVV_Folheto_EDUCADORES.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.

AOS PAIS: Leitura em Vai e Vem. Educação pré-escolar. PNL2027, Lisboa, c2020. Disponível em: www.pnl2027.gov.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=444&fileName=LVV_Desdobr_vel_Familias.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.

AOS PROFESSORES: Já Sei Ler. 1.º Ciclo do Ensino Básico. PNL2027, Lisboa, c2020. Disponível em: www.pnl2027.gov.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=447&fileName=JSL_Folheto_Professores.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.

Associação de Professores de Português; Associação de Profissionais de Educação de Infância. Porquê ler ao meu bebé? Vila Nova de Gaia: Gailivro, 2005.

Barros, Lúcia (coord.). A leitura como projeto. Percursos de leitura literária do jardim de infância ao 3º CEB. Porto: Tropelias & Companhia, 2014.

Barros, Lúcia. Crianças leitoras, famílias felizes. Guimarães: Opera Omnia, 2022.

Barros, Lúcia. Educação literária na família: uma proposta. 2017. 705fls. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) – Universidade do Minho, Braga, 2017.

Barros, Lúcia. Formar leitores: pais e professores protagonistas. 2007. 197fls. Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança) –Universidade do Minho, Braga, 2007.

Barros, Lúcia; AZEVEDO, Fernando. Literatura infantil e temas difíceis: mediação e recepção. Em Aberto, Brasília, v. 32, n. 105, p. 77-92, maio/ago. 2019. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4210. Acesso em: 7 jul. 2023.

Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa. Bebeteca: Brincar a Ler. Faro: Câmara Municipal de Faro, s.d.a.

Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa. Bebeteca: Brincar a Ler. Guia de Pais. Faro: Câmara Municipal de Faro, s.d.b.

CERRILLO, Pedro. Literatura infantil e mediação leitora. In: AZEVEDO, Fernando (coord.). Língua materna e literatura infantil: elementos nucleares para professores do ensino básico. Lisboa: Lidel, 2006. p. 33-46.

CERRILLO, Pedro. Sociedad y lectura. La importancia de los mediadores en lectura. In: RAMOS, Ana Margarida; PROLE, António; VIANA, Fernanda Leopoldina; COTRIM, João Paulo; SILVA, Sara Reis (org.). Formar leitores para ler o mundo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2009. p. 95-104.

CRUZ, Joana Sara Ferraz; RIBEIRO, Iolanda; VIANA, Fernanda Leopoldina; AZEVEDO, Helena Isabel Dias Oliveira. A leitura de histórias: qualidade das interações entre pais e filhos. Diversidades, Madeira, v. 10, n. 37, p. 16-19, jul./set. 2012. Disponível em: https://hdl.handle.net/1822/24259. Acesso em: 7 jul. 2023.

DIONNE, Anne-Marie. Le plaisir de lire avec son enfant: un enjeu déterminant pour une pratique de littératie familiale aux multiples facettes. Forumlecture.ch, [s. l.], n. 3, p. 1-11, set./dez. 2013. Disponível em: www.forumlecture.ch/sysModules/obxLeseforum/

Artikel/501/2013_3_Dionne.pdf. Acesso em: 7 jul. 2023.

GONZÁLEZ, Dolores. Primeros Contactos con la Lectura: leer sin saber leer. In: RAMOS, Ana Margarida; PROLE, António; VIANA, Fernanda Leopoldina; COTRIM, João Paulo; SILVA, Sara Reis (org.). Formar leitores para ler o mundo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2009. p. 159-168.

JÁ sei ler: Programa de Promoção da Leitura em Família. Apresentação do Projeto aos Pais. Lisboa: República Portuguesa, 2020. https://docs.google.com/presentation/d/1k9xLZ-W6g5osLk9NmNMjdsYDhBAItM61G2rAu9WGxeM/edit#slide=id.p1. Acesso em: 20 dez. 2022.

MANGUEL, Alberto. Embalando a minha biblioteca. Lisboa: Tinta da China, 2018.

MARTINS, Isabel Minhós. Propostas de exploração para pais e educadores: para onde vamos quando desaparecemos. Ilustrações de Madalena Matoso. Lisboa: Planeta Tangerina, 2019. Disponível em: www.planetatangerina.com/wp-content/uploads/2019/05/8-prop_prof_desaparecemos_0.pdf. Acesso em: 15 dez. 2022.

MATA, Lourdes. Era uma vez… Análise Psicológica, Lisboa, v. 22, n. 1, p. 95-108, 2004. Disponível em: http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/133. Acesso em: 7 jul. 2023.

MATA, Lourdes. Literacia familiar e desenvolvimento de competências de literacia. Exedra: Revista Científica, Coimbra, p. 219-227, dez. 2012. Número temático de 2012: Português – Investigação e Ensino. Disponível em: http://exedra.esec.pt/exedrajournal/

wp-content/uploads/2013/01/18-numero-tematico-2012.pdf. Acesso em: 7 jul. 2023.

MENDES, Teresa. Literatura infantil e formação de leitores em idade pré-escolar: utopia ou realidade? In: SOUZA, Renata Junqueira; TORRIJOS, Cristina Cañamares; BALÇA, Ângela (org.) Brasil, Espanha e Portugal: literatura, práticas educativas e formação docente. Presidente Prudente: Educação Literária, 2020. p. 63-85.

PROPOSTAS de exploração para pais e educadores: quando eu nasci. Lisboa: Planeta Tangerina, 2019. Disponível em: www.planetatangerina.com/wp-content/uploads/2019/03/26-prop_qd_nasci.pdf. Acesso em: 15 dez. 2022.

SALUTTO, Nazareth. “Pode deixar rasgar?” Relação e subjetividade no cotidiano com bebês e livros na creche. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 24, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/

edu.2020.241.09. Acesso em: 7 jul. 2023.

SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Rio Grande, v. 1, n. 1, p. 1-15, jan./jun. 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351. Acesso em: Acesso em: 7 jul. 2023.

TURIN, Joëlle. Leer en familia es la clave: Joëlle Turin. MaguaRed, Bogotá, 22 dez. 2015. Disponível em: https://maguared.gov.co/leer-en-familia-es-la-clave-joelle-turin/. Acesso em: 19 dez. 2022.

TUSSI, Rita Cássia; ROSING, Tânia. Programa bebelendo: uma intervenção precoce de leitura. São Paulo: Global, 2009.

VIANA, Fernanda Leopoldina; RIBEIRO, Iolanda (coord.). Falar, ler e escrever: propostas integradoras para jardim de infância. Carnaxide: Santillana, 2014.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

Balça, Ângela. (2023). O que acontece quando a família lê para as crianças?. Letrônica, 16(1), e44179. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44179

Edição

Seção

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL CONTEMPORÂNEA