Estudo piloto de validação do conteúdo e da confiabilidade de uma tarefa de uso da estratégia de predição leitora aplicada a estudantes do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38745Palavras-chave:
predição leitora, consciência textual, ensino fundamental, validade do testeResumo
Considerando a importância das estratégias de leitura para o processo de compreensão leitora, elaborou-se um instrumento para examinar o uso da predição leitora por alunos do Ensino Fundamental. O objetivo desse estudo é apresentar o processo realizado para a validação do conteúdo e da confiabilidade dessa tarefa de uso da predição leitora aplicada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Para a validação de conteúdo, realizou-se um painel de juízes que avaliaram o instrumento quanto à pertinência conceitual, à clareza, à adequação da linguagem, e à forma de apresentação. A validade de conteúdo foi verificada também por meio da análise das respostas dos estudantes. Para examinar a confiabilidade do instrumento, verificou-se a consistência interna dos itens. Os resultados indicaram que houve validade de conteúdo pela análise dos juízes e das respostas dos alunos. Constatou-se também a confiabilidade da tarefa por meio do coeficiente alfa de Cronbach. A partir dessa validação, considerou-se possível a aplicação do instrumento a uma amostra maior e mais representativa.
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