Intertextualidade e compreensão leitora: ensino da leitura com apoio da tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23816Palavras-chave:
Compreensão leitora, Intertextualidade, Objeto de aprendizagem, FábulaResumo
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar como a tecnologia pode apoiar o ensino, apresentando um objeto de aprendizagem voltado para o ensino de leitura. Nesse sentido, o objeto de aprendizagem, intitulado Fábulas Revisitadas, parte da concepção de que a compreensão leitora é fator central e essencial nas aulas de Língua Portuguesa e de que a escola é a responsável por promover a ampliação dos conhecimentos prévios do educando, tornando-o capaz de interpretar diferentes textos que circulam socialmente. Sendo assim, o objeto de aprendizagem em questão pretende desenvolver essa habilidade a partir da intertextualidade. Para tanto, apresenta blocos de atividades organizados em torno de cinco fábulas, nos quais o texto original é confrontado com outros textos que com ele dialogam. Espera-se, com isso, que os alunos reconheçam o papel dos conhecimentos prévios para uma efetiva compreensão leitora, bem como as pistas que permitem identificar o diálogo entre textos e os sentidos dele decorrentes.
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