Didi-Huberman e a escrita: ensaiar o ver entre a imagem e o conceito
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33501Palavras-chave:
Didi-Huberman, Imagem-dialética, Ensaio, Testemunho, Memória, Partilha.Resumo
O presente artigo tem como objetivo tecer uma leitura entre dois livros do filósofo e historiador da arte francês, Georges Didi-Huberman. Cascas (2017), publicado em 2011 na língua original, traz uma narrativa em primeira pessoa de uma visita do autor aos campos de concentração de Auschwitz-Birkenau. O segundo livro, Essayer Voir (2014), ainda sem tradução para o português, configura um processo ensaístico escrito em uma linguagem técnica e impessoal, que toca contudo no mesmo tema do primeiro: as imagens e a herança de Auschwitz. O diálogo entre os dois livros procura mostrar como Didi-Huberman elabora e entra em defesa de seu conceito de imagem enquanto potência dialética e força histórica, desenvolvido a partir de sua leitura de obras como a de Walter Benjamin, Primo Levi e Aharon Appelfeld. Junto a isso, o artigo desenvolve as alternativas propostas pelo autor à seguinte pergunta: de que maneira podemos resistir à barbárie?Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Dialética Negativa. Trad.: Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
ALLOA, Emmanuel. La pensée phasme. Revue Europe, nº 1069, p. 68-78, maio 2018.
BARRENTO, João. O gênero intranquilo: anatomia do ensaio e do fragmento. Assírio e Alvim, 2010.
BENJAMIN, Walter. Origine du drame barroque allemand. Éditions Flammarion, 2009.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Essayer Voir. Paris: Éditions de Minuit, 2014.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Libres yeux de l’histoire. Revue Europe, nº 1069, p. 18-30, maio 2018.
LEMAIRE, Jean-Pierre. FIgure Humaine. Paris: Éditions Gallimard, 2008.
LEVI, Primo. É isto um homem? Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1976.
PIC, Muriel. Qu’est-ce que s’orienter dans les images? Revue Europe, nº 1069, p. 3-17, maio 2018.
SOMAINI, Antonio. Montage et anachronisme. Revue Europe, nº 1069, p.54-66, maio 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.