Ilustração e complementariedade fotoliterária: o caso de Nadja, de André Breton
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33338Palavras-chave:
Literatura, Fotografia, Ilustração em complementariedade, NadjaResumo
Este artigo se propõe a descrever e a analisar as relações fotoliterárias presentes em Nadja (1928), primeira narrativa em prosa de André Breton, bem como os efeitos dos sentidos gerados no todo da obra. Em nossa discussão, nos fundamentaremos nos conceitos basilares da Fotoliteratura (MONTIER, 2008 e 2015) e faremos a análise pontual desse livro, com ênfase em alguns excertos textuais e em algumas imagens fotográficas inseridas na obra bretoniana. Nessa perspectiva, refletiremos também sobre o potencial conotativo da fotografia e, por fim, objetivaremos – a partir de tais investigações – a compreender as interações e as interferências estabelecidas entre o texto e a imagem, com a finalidade de defender a existência nessa obra de uma forma de ilustração em complementariedade.Downloads
Referências
ARROUYE, Jean. La photographie dans « Nadja ». Mélusine: Le Livre surréaliste, n. 4, p. 123-151, 1983.
BARTHES, Roland. O efeito do real. In: BARTHES, Roland et al. Literatura e Semiologia: Pesquisas Semiológicas. Petrópolis: Ed. Vozes, 1972. p. 35-44.
BARTHES, Roland. La chambre claire: notes sur la photographie. Paris: Éditions de l’Étoile: Gallimard, Le Seuil, 1980.
BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Tradução Julio Castañon Guimarães. São Paulo: Nova Fronteira, 1984.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Tradução Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BASTIEN, Sophie. La Participation photographique dans les «Grandes proses» de Breton. In: VASSEVIÈRE, Maryse. La fabrique surréaliste. Actes du séminaire du Centre de Recherchessur le Surréalisme. Paris: Association pour l’étude du surréalismeetles auteurs, 2009. p. 129-149. Disponível em: http://melusinesurrealisme.fr/henribehar/wp/wpcontent/uploads/2014/10/5.-Fabrique_BAT.pdf. Acesso em: 12 mars. 2017.
BRETON, André. OEuvres complètes. Paris: Gallimard, 1988. v. 1.
BRETON, André. Nadja. Tradução Ivo Barroso. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
BRETON, André. O manifesto do Surrealismo. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda européia e modernismo brasileiro: apresentação dos principais poemas, manifestos, prefácios e conferências vanguardistas, de 1857 a 1972. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 220-260.
BRETON, André. O Segundo Manifesto do surrealismo. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda européia e modernismo brasileiro: apresentação dos principais poemas, manifestos, prefácios e conferências vanguardistas, de 1857 a 1972. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 261-332.
BRETON, André. Lettres à Simone Kahn. Paris: Gallimard, 2016.
EDWARDS, Paul. Soleil noir: photographie et littérature des origines au surréalisme. Rennes : Presses Universitaires de Rennes, 2008.
FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. São Paulo: Editora WMF: Martins Fontes, 2013. v. 2.
GROJNOWSKI, Daniel. Le roman illustré par la photographie. In: LOUVEL, Liliane e SCEPI, Henri. (dir.). Texte/Image: nouveaux problèmes. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2005. p. 171-184. Disponível em formato online em: http://books.openedition.org/pur/30894. Acesso em: 09 déc. 2017.
JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. Lisboa: Edições 70, 2007.
MONTIER, Jean-Pierre; LOUVEL, Liliane; MÉAUX, Danièle; ORTEL, Philippe (dir.). Littérature et photographie. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2008.
MONTIER, Jean-Pierre (dir.). Transactions photolittéraires. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2015.
MONTIER, Jean-Pierre. La constellation métaphorique photolittéraire. Revue internationale de Photolittérature n°. 1, (En ligne), p. 1-11, oct. 2017. Disponível em: http://phlit.org/press/?post_type=articlerevue&p=2877. Acesso em: 05 mars. 2018.
DINIZ, Thaïs Flores Nogueira; VIEIRA, André Soares (org.). Intermidialidade e estudos interartes:desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Rona Editora: FALE/UFMG, 2012. v. 2.
MOURIER-CASILE, Pascaline. Nadja d’André Breton. Paris: Gallimard, 1994.
NACHTERGAEL, Magali. Esthétique des mythologies individuelles: le dispositif photographique de Nadja à Sophie Calle. 2008. Tese (doutorado) - Université Paris-Diderot - Paris VII, Paris,2008. Disponível em: https://tel.archivesouvertes.fr/tel00640863/document. Acesso em:
sept. 2017.
NÉE, Patrick. Lire Nadja. Paris : Dunod, 1993.
SOULAGES, François. Esthétique de la photographie. Paris: Armand Colin, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.