Ilustração e complementariedade fotoliterária: o caso de Nadja, de André Breton

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33338

Palavras-chave:

Literatura, Fotografia, Ilustração em complementariedade, Nadja

Resumo

Este artigo se propõe a descrever e a analisar as relações fotoliterárias presentes em Nadja (1928), primeira narrativa em prosa de André Breton, bem como os efeitos dos sentidos gerados no todo da obra. Em nossa discussão, nos fundamentaremos nos conceitos basilares da Fotoliteratura (MONTIER, 2008 e 2015) e faremos a análise pontual desse livro, com ênfase em alguns excertos textuais e em algumas imagens fotográficas inseridas na obra bretoniana. Nessa perspectiva, refletiremos também sobre o potencial conotativo da fotografia e, por fim, objetivaremos – a partir de tais investigações – a compreender as interações e as interferências estabelecidas entre o texto e a imagem, com a finalidade de defender a existência nessa obra de uma forma de ilustração em complementariedade. 

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Biografia do Autor

Juliana Estanislau de Ataíde Mantovani, Instituto Federal de Brasília, Brasília, DF

Doutora e mestre em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Possui Graduação em Letras- Português. Professora do Curso Superior de Letras- Português do Instituto Federal de Brasília (IFB).

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Publicado

2019-12-16

Como Citar

Estanislau de Ataíde Mantovani, J. (2019). Ilustração e complementariedade fotoliterária: o caso de Nadja, de André Breton. Letrônica, 12(3), e33338. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33338