Ilustração e complementariedade fotoliterária: o caso de Nadja, de André Breton
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2019.3.33338Palabras clave:
Literatura, Fotografia, Ilustração em complementariedade, NadjaResumen
Este artigo se propõe a descrever e a analisar as relações fotoliterárias presentes em Nadja (1928), primeira narrativa em prosa de André Breton, bem como os efeitos dos sentidos gerados no todo da obra. Em nossa discussão, nos fundamentaremos nos conceitos basilares da Fotoliteratura (MONTIER, 2008 e 2015) e faremos a análise pontual desse livro, com ênfase em alguns excertos textuais e em algumas imagens fotográficas inseridas na obra bretoniana. Nessa perspectiva, refletiremos também sobre o potencial conotativo da fotografia e, por fim, objetivaremos – a partir de tais investigações – a compreender as interações e as interferências estabelecidas entre o texto e a imagem, com a finalidade de defender a existência nessa obra de uma forma de ilustração em complementariedade.Descargas
Citas
ARROUYE, Jean. La photographie dans « Nadja ». Mélusine: Le Livre surréaliste, n. 4, p. 123-151, 1983.
BARTHES, Roland. O efeito do real. In: BARTHES, Roland et al. Literatura e Semiologia: Pesquisas Semiológicas. Petrópolis: Ed. Vozes, 1972. p. 35-44.
BARTHES, Roland. La chambre claire: notes sur la photographie. Paris: Éditions de l’Étoile: Gallimard, Le Seuil, 1980.
BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Tradução Julio Castañon Guimarães. São Paulo: Nova Fronteira, 1984.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Tradução Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BASTIEN, Sophie. La Participation photographique dans les «Grandes proses» de Breton. In: VASSEVIÈRE, Maryse. La fabrique surréaliste. Actes du séminaire du Centre de Recherchessur le Surréalisme. Paris: Association pour l’étude du surréalismeetles auteurs, 2009. p. 129-149. Disponível em: http://melusinesurrealisme.fr/henribehar/wp/wpcontent/uploads/2014/10/5.-Fabrique_BAT.pdf. Acesso em: 12 mars. 2017.
BRETON, André. OEuvres complètes. Paris: Gallimard, 1988. v. 1.
BRETON, André. Nadja. Tradução Ivo Barroso. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
BRETON, André. O manifesto do Surrealismo. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda européia e modernismo brasileiro: apresentação dos principais poemas, manifestos, prefácios e conferências vanguardistas, de 1857 a 1972. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 220-260.
BRETON, André. O Segundo Manifesto do surrealismo. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda européia e modernismo brasileiro: apresentação dos principais poemas, manifestos, prefácios e conferências vanguardistas, de 1857 a 1972. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 261-332.
BRETON, André. Lettres à Simone Kahn. Paris: Gallimard, 2016.
EDWARDS, Paul. Soleil noir: photographie et littérature des origines au surréalisme. Rennes : Presses Universitaires de Rennes, 2008.
FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. São Paulo: Editora WMF: Martins Fontes, 2013. v. 2.
GROJNOWSKI, Daniel. Le roman illustré par la photographie. In: LOUVEL, Liliane e SCEPI, Henri. (dir.). Texte/Image: nouveaux problèmes. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2005. p. 171-184. Disponível em formato online em: http://books.openedition.org/pur/30894. Acesso em: 09 déc. 2017.
JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. Lisboa: Edições 70, 2007.
MONTIER, Jean-Pierre; LOUVEL, Liliane; MÉAUX, Danièle; ORTEL, Philippe (dir.). Littérature et photographie. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2008.
MONTIER, Jean-Pierre (dir.). Transactions photolittéraires. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2015.
MONTIER, Jean-Pierre. La constellation métaphorique photolittéraire. Revue internationale de Photolittérature n°. 1, (En ligne), p. 1-11, oct. 2017. Disponível em: http://phlit.org/press/?post_type=articlerevue&p=2877. Acesso em: 05 mars. 2018.
DINIZ, Thaïs Flores Nogueira; VIEIRA, André Soares (org.). Intermidialidade e estudos interartes:desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Rona Editora: FALE/UFMG, 2012. v. 2.
MOURIER-CASILE, Pascaline. Nadja d’André Breton. Paris: Gallimard, 1994.
NACHTERGAEL, Magali. Esthétique des mythologies individuelles: le dispositif photographique de Nadja à Sophie Calle. 2008. Tese (doutorado) - Université Paris-Diderot - Paris VII, Paris,2008. Disponível em: https://tel.archivesouvertes.fr/tel00640863/document. Acesso em:
sept. 2017.
NÉE, Patrick. Lire Nadja. Paris : Dunod, 1993.
SOULAGES, François. Esthétique de la photographie. Paris: Armand Colin, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.