Relevância e conciliação de metas: adequação lógica e plausibilidade empírica

Autores

  • Suelen Francez Machado Luciano Universidade do Sul de Santa Catarina.
  • Fábio José Rauen Universidade do Sul de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2015.1.19622

Palavras-chave:

Pragmática cognitiva, Teoria da relevância, Teoria de conciliação de metas, Adequação lógica, Plausibilidade empírica.

Resumo

Wilson (2004) concebe um exemplo para explicar a noção de efeitos cognitivos empregando três suposições como contexto cognitivo inicial: (1) “Eu (provavelmente) pegarei o ônibus”, (2) “Se eu pegar o ônibus, eu irei à conferência”, e (3) “Se eu não pegar o ônibus, eu perderei a conferência”; e duas possibilidades de realização: caso A, no qual o indivíduo pega o ônibus e vai à conferência, e caso B, no qual o indivíduo não pega o ônibus e perde a conferência. No exemplo, Wilson (2004) tem de prever pelo menos duas alternativas opostas de consecução no contexto cognitivo inicial para utilizar como regra dedutiva de eliminação unicamente a regra de modus ponens, sugerindo que esta providência é necessária em todos os usos de condicionais. Nós argumentamos neste artigo que a arquitetura bicondicional pode ser aplicada ao exemplo, diminuindo o custo de processamento inicial e mantendo a adequação lógica. Nós também argumentamos que a arquitetura de conciliação de metas pode explicar não apenas situações nas quais opções de tipo sim/não podem ser antecipadas, mas também situações nas quais opções de tipo sim/não alternativas são viáveis, aumentando a plausibilidade empírica da análise.

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Biografia do Autor

Suelen Francez Machado Luciano, Universidade do Sul de Santa Catarina.

Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Estudante de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem.

Fábio José Rauen, Universidade do Sul de Santa Catarina.

Doutor em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGCL/UNISUL).

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Publicado

2015-07-15

Como Citar

Luciano, S. F. M., & Rauen, F. J. (2015). Relevância e conciliação de metas: adequação lógica e plausibilidade empírica. Letrônica, 8(1), 74–90. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2015.1.19622